Prefeitura de Goiânia planeja a substituição de mais de 300 jamelões plantados nas ruas e avenidas da cidade, com o propósito de garantir segurança de pedestres. Este serviço específico de retirada das raízes é feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). A troca será realizada à medida em que as espécies forem extirpadas, seguindo cronograma que garanta o melhor fluxo e logística para o trabalho. Eles serão substituídos por espécies nativas do Cerrado.

O equipamento na execução do serviço é o destocador, veículo equipado com uma espécie de braço, e traz na ponta uma broca, que é utilizada para retirar tocos e raízes profundas de árvores que são extraídas de calçadas, praças e canteiros da cidade, de forma que não danifique seus perímetros e garanta a integridade dos encanamentos. Atualmente, a prefeitura conta com dois equipamentos disponíveis.

Na rotina da Comurg, o serviço está disponível para a população, e é chamado de ‘retirada de tocos’. É feito mediante solicitação do morador, e se for em uma calçada, é preciso aguardar parecer técnico da Saneago. A extração da raiz presa ao solo evita que ela danifique calçadas, ou que aquela vegetação cresça novamente. Além disso, permite que a acessibilidade daquele perímetro seja reestruturada.

No pedido, é necessário que o morador faça uma solicitação à Comurg, por meio do qual se compromete, via requerimento, a fazer os reparos necessários e, dependendo do impacto ambiental e lugar, providencie o plantio de nova espécie adequada ao perímetro urbano.

Em seguida, a Comurg contacta a Saneago para emissão de parecer técnico sobre a viabilidade do serviço, já que há risco de comprometer a tubulação interna. “É um serviço de suma importância, porque garante a segurança dos pedestres e melhora a paisagem urbana”, pontua o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Maratona
Entre os meses de julho e setembro, quatro bairros de Goiânia receberam o serviço: Cidade Jardim, Parque Atheneu, Bairro Aeroviário e Balneário Meia Ponte. Durante a 1ª Maratona da Limpeza, que aconteceu no primeiro semestre de 2022, os tratores chegaram a realizar a retirada de restos de árvores em 700 bairros de Goiânia.

O destocador também é utilizado para retirada de raízes de menor porte, em praças e canteiros. O cidadão pode entrar em contato com a Comurg, via teleatendimento 3524-8555, para verificar a documentação necessária para solicitar o serviço.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia