Devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias, motivadas pela segunda onda da pandemia da Covid-19, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, que já havia retomado suas atividades presenciais, retornou com as ações e programas desenvolvidos em home office.

De acordo com o maestro e diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira, o objetivo é continuar desempenhando o papel institucional mesmo no contexto de isolamento social. “Ensaios dos coros e dos grupos bolsistas retornaram para o formato online, utilizando plataformas como Zoom e Google Meeting, visando o preparo técnico e artístico dos próximos projetos”, afirma. 

Além disso, a Orquestra está reorganizando os processos administrativos internos, com o estabelecimento de regimentos e documentos normativos,  visando um melhor desempenho profissional dos colaboradores.

“Nós estamos fazendo também a edição e revisão de obras musicais de compositores goianos e compositores brasileiros pouco conhecidos, com objetivo  de divulgar, preservar e perpetuar a memória musical do nosso Estado e do nosso País. Essas obras serão em breve disponibilizadas gratuitamente no site da OSGO e na plataforma IMSLP”, explica o maestro.

Eliseu aproveita ainda para fazer um convite: “Acompanhem as redes sociais da Orquestra. Temos a produção diária de conteúdos abordando assuntos variados, objetivando mostrar o trabalho dos profissionais da instituição e também divulgar e explicar melhor o que a Orquestra faz atualmente”.

Para os próximos dias, está prevista a retomada de aulas abertas ao público no formato REANP (Regime Especial de Aulas Não Presenciais) oferecidas pela Rede Municipal de Núcleos Musicais. Sobre os concertos online, o maestro afirma que serão reformulados. “Com formações menores, até que seja permitido o retorno das atividades com a presença de público, o que esperamos que aconteça em breve”, conclui.

Lívia Máximo, editoria de Cultura