A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta o concerto “Música Rara” – Francisco Valle (1869-1906) e Orestes Farinello (1908-1989)” nesta quarta-feira (6/10), às 20h, no Teatro Sesi. A apresentação traz os solistas Hélenes Lopes (tenor) e Sara Veras (mezzo-soprano) e regência do maestro diretor da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), Eliseu Ferreira.

O acesso à casa de espetáculo será limitado a 120 pessoas e condicionado aos protocolos sanitários vigentes. A entrada é um quilo de alimento não perecível e o concerto será transmitido ao vivo pelo canal do Teatro Sesi no Youtube: www.youtube.com/teatrosesigo. Os artistas e equipe envolvida são testados quinzenalmente para a Covid-19, o que objetiva garantir a segurança dos músicos e também do público.

“Vemos com bastante satisfação a realização desses concertos presenciais da nossa Orquestra Sinfônica de Goiânia, que é uma das melhores do Brasil. Os músicos têm tomado todos os cuidados com as medidas sanitárias, têm feito testes periódicos assim como toda a equipe. Acesso à cultura é um direito e trabalhamos para alcançar a todos”, declara o prefeito da capital, Rogério Cruz.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, o concerto “Música Rara: Fran Francisco Valle (1869-1906) e Orestes Farinello (1908-1989)” é uma proposta inédita da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que apresentará obras de dois compositores brasileiros pouco executados no cenário musical nacional. “São obras de elevado valor artístico, com consistência técnica e artística, porém, executadas somente uma única vez em sua maioria”, explica o secretário.

O maestro diretor da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), Eliseu Ferreira, reforça o ineditismo da apresentação. “Não temos notícias de nenhum registro sonoro das obras a serem apresentadas. Elas foram editadas a partir de manuscritos localizados em lugares como a Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) e o Teatro Municipal de São Paulo. De forma que esta apresentação se torna um importante momento de resgate da memória musical brasileira, principalmente se considerarmos que o registro audiovisual ficará disponível no Youtube e as partituras disponibilizadas gratuitamente no site da OSGO”, acrescenta Eliseu.

Os endereços para acessar o material são: www.orquestrasinfonicadegoiania.org e projeto OSGO Partituras (https://osgoextensao.wixsite.com/osgopartituras).

Serviço

Prefeitura apresenta concerto “Música Rara” – Francisco Valle (1869-1906) e Orestes Farinello (1908-1989)”
Quando: Quarta-feira (6/10)
Local: Teatro Sesi