A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove, nesta quinta-feira (15/09), às 20h, no Teatro Basileu França, o concerto “Te Deum: Hinos Brasileiros”, como parte das homenagens ao bicentenário da Independência do Brasil, e celebração aos baixos índices da pandemia de Covid-19. O programa conta com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, acompanhada dos corais Sinfônico e Juvenil de Goiânia, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, e apresentação dos solistas Patrícia Mello, Sara Veras, Alexandre Vaz e Jadson Álvares.

O concerto é composto por obras brasileiras para celebrar os 200 anos da independência do Brasil, e apresenta versões do célebre Hino Cristão musicadas por diversos compositores, desde o século XIX até os dias atuais, com a primeira audição de uma obra em agradecimento à diminuição nos índices da pandemia de Covid-19.

“É um concerto muito especial que, além de celebrar mais uma vez a independência do nosso país, anuncia novos tempos com a retomada das atividades culturais após uma longa espera por conta d Covid-19”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O programa inicia com duas pequenas obras de compositores anônimos disponibilizadas pelo Acervo Bathasar de Freitas (Jaraguá-GO) e editadas pelo musicólogo e maestro goiano Marshal Gaioso. Na sequência, será apresentado o Te Deum do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), compositor brasileiro mais importante da primeira metade do século XIX.

Na segunda parte serão apresentadas duas obras de compositores ainda vivos. Começa com a primeira audição do Te Deum, do compositor goiano e médico Fernando Cupertino (1959), escrito em 2020, para celebrar baixos índices da pandemia.

O programa termina com a apresentação de Te Deum, do compositor paulista Amaral Vieira (1952), que em 2022 completa 70 anos de idade. Amaral Vieira é pianista de renome internacional e um dos mais prolíficos compositores em atividade no Brasil.

O teatro tem capacidade para 700 lugares, e a entrada é franca por ordem de chegada a partir das 19h15. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente. O concerto será transmitido on-line pelo canal da Orquestra no Youtube: www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania

Serviço
Assunto: Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto em homenagem ao bicentenário do Brasil
Data: Quinta-feira(15/09)