A Orquestra Sinfônica de Goiânia, em parceria com a Embaixada da França, apresenta o concerto “Amazônia”, no Teatro Goiânia, nesta quinta-feira (25/11), às 20h. A intenção do concerto com temática especial é buscar, em âmbito artístico, a reflexão sobre importantes temas atuais, como a conservação da natureza, bem como a união e herança cultural/social dos dois países: Brasil e França.

A regência do concerto será do maestro brasileiro Miguel Campos Neto, artista de carreira internacional, que, atualmente, é maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (PA). Já o solista será Wesley Lopes, timpanista da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

A obra principal do programa será “Amazônia, concerto para tímpanos e Orquestra”, do compositor francês Pierre Thilloy, nascido em 1970, que estará presente no evento. Completam o programa as seguintes obras: Ludus Pro Patria, da compositora francesa Augusta Holmes (1847-1903); Episódio Sinfônico, do compositor brasileiro Francisco Braga (1868-1945); as aberturas de ópera “Salvator Rosa” e “Il Guarany”, do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896).

O concerto será realizado com acesso limitado a 430 pessoas, condicionado aos protocolos sanitários vigentes, além das orientações próprias adotadas pelo Teatro Goiânia, que abrirá as portas às 19h30 para a entrada, por ordem de chegada.

Projeto Amazônia Tour

O Projeto Amazônia Tour é uma realização da Xanadu Association em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o concerto de Goiânia. “Tem como objetivo unir música e conscientização ambiental. Para isso, diversas orquestras do país foram convidadas a realizar concertos sinfônicos, com repertório franco-brasileiro, usando a força da música para promover o diálogo sobre a conservação da Amazônia”, pontua o maestro Eliseu Ferreira.

Segundo o maestro, trata-se de uma visão de convivência cultural entre França e Brasil sobre um tema extremamente vital, a Floresta Amazônica. “A produção de um trabalho sinfônico sobre este tema será capaz de destacar as influências comuns entre os dois países. Buscamos na concepção musical a inspiração, tanto acadêmica quanto popular, com o intuito de que o público se aproprie deste corpo cultural comum a estes povos, reconhecendo elementos que os unam por meio da música. Objetivos comuns entre Brasil e França estão representados em ‘Amazônia’: construir um futuro comum, estabelecendo pontes culturais de proteção e respeito ao meio-ambiente, aos direitos sociais, aos povos e à casa comum”, ressalta Eliseu.

Serviço

Assunto: Orquestra Sinfônica apresenta concerto em parceria com a Embaixada da França

Data: 25 de novembro

Local: Teatro Goiânia – Centro