Ouça a notícia aqui

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza nos dias 18, 20 e 22 de agosto de 2021, mais três concertos presenciais da Orquestra Sinfônica de Goiânia, em três igrejas da cidade. São os primeiros concertos presenciais do Coro Sinfônico de Goiânia desde março de 2020. Embora duos e quartetos formados por membros do coro tenham participado de concertos presenciais com a orquestra, esse é o primeiro concerto presencial com a participação de 16 vozes do grupo.

O acesso do público é limitado e condicionado aos protocolos sanitários vigentes e às orientações constantes no Decreto Municipal nº 3604 de 14 de julho de 2021, bem como as orientações próprias de cada igreja. Os cantores cantam de máscara e todos os músicos realizam testes de Covid-19 quinzenalmente com o objetivo de garantir a segurança dos mesmos e do público.

No programa dos concertos serão apresentado os trechos principais do Oratório Messias, de George Friedrich Handel. A regência será da maestrina Katarine Araujo e terá como solistas a soprano Joicy Carvalho, a mezzo Thais Meister, o tenor Matt Couto e o baixo Vitor Monte.

O oratório “Messias” de Handel tem um dos coros mais famosos do repertório coral sinfônico, o célebre Hallellujah. A obra inteira contém 51 movimentos divididos em 3 partes, mas será apresentado em formato reduzido. Sendo a obra mais famosa de Handel, foi concebida para a páscoa, mas depois da morte do compositor, é frequentemente apresentada durante o advento (período que antecede o Natal).

É uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia.

Dia 18 de agosto, 20h, Paróquia Menino Jesus
Dia 20 de agosto, 20h, Paróquia São Pio X
Dia 22 de agosto, 11h, Catedral Metropolitana de Goiânia

Zuhair Mohamad, da editoria de Cultura

cultura

prefeitura de goiânia

Secult Goiânia