A Prefeitura de Goiânia, por meio do Procon Municipal, deu início à Operação “Brincar com segurança”. O objetivo da ação é fiscalizar lojas que vendem brinquedos para o Dia das Crianças, que é comemorado neste sábado (12/10). Os fiscais do Procon já fiscalizaram 19 estabelecimentos. Desse total, nove lojas foram autuadas por não cumprirem às determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

As principais irregularidades encontradas pela equipe do Procon foram a falta de exemplar do CDC, do informativo sobre a lei do troco e de cartazes que informam o número do Procon, além da precificação dos produtos. Em uma loja que fica num shopping localizado região central da capital os fiscais verificaram que o preço na gôndola era menor do que o registrado no caixa.

A operação “Brincar com segurança” termina nesta sexta-feira (11/10) e mais 60 lojas serão fiscalizadas. Os estabelecimentos com irregularidades têm o prazo de 10 dias para apresentar uma defesa. As multas variam de R$ 684 a R$ 10 milhões, dependendo da gravidade da infração, reincidência e a condição econômica do lojista.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor