Com previsão de conclusão e entrega a população no próximo mês de março, a revitalização da praça Comendador Germano Roriz, mais conhecida como Praça do Cruzeiro, localizada no Setor Sul, segue em ritmo acelerado. Com área total superior a 17 mil metros quadrados, o local passa por grande reestruturação estrutural e paisagística, comandada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

Construída em 1947 a praça, que foi palco da primeira Missa Cultural celebrada na capital e por esse motivo recebeu o monumento do Cruzeiro do Sul, que é tombado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O monumento está passando pelo processo de restauração, respeitando as suas características originais.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, a revitalização do espaço é mais uma etapa do Programa ReViva Goiânia. ” O objetivo é revitalizar a região do Centro e de Campinas, devolvendo à população espaços que eram utilizados para convivência e que, ao longo do tempo, foram esquecidos pela população e subutilizados”, afirma.

Outro equipamento existente no local e que está recebendo atenção especial é fonte localizada na extremidade sul da praça, que está recebendo nova fiação e também novos equipamentos. Além disso, a fonte passará a contar com um mirante de contemplação com visão para a região norte da cidade, uma cascata e um espelho d’água, tudo equipado com com iluminação especial.

Após amplo serviço de limpeza no local, com retirada do calçamento antigo, árvores condenadas e estruturas comprometidas, na última segunda-feira (27/1) a Prefeitura de Goiânia deu início ao processo de concretagem da praça.

“Temos trabalhado de forma intensa em várias obras no município, dentre elas a de revitalização da Praça do Cruzeiro, que é um local extremamente importante para o cidadão goianiense. Iniciamos a concretagem da primeira etapa da praça e fizemos a instalação de toda a fiação da nova fonte da praça, que se tornará um novo point turístico da cidade”, destaca o secretário Henrique Alves.

Dentro do processo de revitalização da Praça do Cruzeiro está também a reorganização do espaço, que passará a contar com bicicletário, cinco novas áreas de convivência, parque infantil, com playground. O local também receberá duas lombofaixas, que auxiliam na redução de velocidade dos veículos que transitam no entorno da praça e facilitarão o acesso da população ao novo espaço.

No total, estão sendo investidos pela Prefeitura de Goiânia na revitalização da praça cerca de R$ 800 mil reais. “O intuito maior da Prefeitura de Goiânia é promover o resgate de vários espaços e devolvê-los à população. A Praça do Cruzeiro faz parte da história da capital, sendo local de encontros e grandes celebrações e esse deve ser o novo destino dela, um novo espaço de convivência para todos os goianienses”, destaca Henrique Alves.

Willian Assunção, da editoria Planejamento Urbano e Habitação

Fotos: Paulo José