Em visita ao Terminal Isidória, que será reaberto na próxima segunda-feira (25/07), o prefeito Rogério Cruz disse que se trata de “obra grandiosa”, que contemplará cerca de 1,5 milhão de passageiros do transporte coletivo por mês. Além de área construída três vezes maior que a antiga, o terminal tem cinco pontos de embarque, 32 câmeras de segurança, acesso gratuito à rede de internet wi-fi, elevador e área de apoio administrativo.

“É uma obra grandiosa, ao todo são 7,9 mil metros quadrados com toda a infraestrutura e tecnologia que os goianienses merecem. O novo terminal tem acessibilidade, inovação e conforto, marcas do nosso trabalho que é pautado pelo compromisso de cuidar das pessoas”, assegura Rogério Cruz.

Acompanhado do secretário municipal Infraestrutura, Everton Schmaltz, e do presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, o prefeito conferiu todos os detalhes da área construída que saltou de 2,1 mil para 7,9 mil metros quadrados e recebeu investimento da ordem de R$ 19,5 milhões.

Segundo Schmaltz, está tudo pronto para a inauguração, que terá a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da secretária nacional de Mobilidades, Sandra Holanda. “A reestruturação transformou o espaço em um terminal inteligente e tecnológico, pronto para receber, no futuro próximo, os ônibus do BRT Norte-Sul”, destaca o titular da Seinfra.

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, destaca que o novo terminal possui quatro plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de contar com duas câmeras de leitura. “Elas capturam a placa e hora de cada ônibus que passa pelo local, auxiliando na fiscalização do cumprimento da planilha de horários, e na prestação de informação aos usuários sobre a previsão de chegada e saída dos veículos”, explica Tarcísio.

Prefeito Rogério Cruz destaca grandiosidade do novo Terminal Isidória, em vistoria nesta quinta-feira (21/07): “É uma obra grandiosa, ao todo são 7,9 mil metros quadrados com toda a infraestrutura e tecnologia que os goianienses merecem” | Foto: Jackson Rodrigues

A cobertura do Novo Isidória de 8 mil metros quadrados é metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno. São 35 pilares de 11 metros cada e 7,1 mil metros quadrados de pavimento de concreto. O projeto demandou 290 toneladas de aço. A nova rede de drenagem tem 1,6 mil metros.

Os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso a rede de Wi-Fi (com limite de tempo). Cinco roteadores funcionarão para garantir a qualidade do sinal de internet. Eles usufruirão de uma rede diferente daquela a ser usada pela prefeitura na gestão do terminal.

A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas e duas com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados. O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia