Cerca de 200 pessoas que passaram pelo estande do Núcleo Local de Mulheres durante a 1ª edição da Secretaria da Mulher + Saúde nos Bairros se interessaram pelo projeto de voluntariado. O cadastramento e a divulgação foram feitos no último sábado (28/8) durante os atendimentos à população no Jardim Curitiba III, na região Noroeste.

De acordo com a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, 24 pessoas assinaram o termo de adesão ao serviço voluntário, 56 pessoas se inscreveram e passarão agora por uma entrevista prévia e 120 levaram o documento de interesse no voluntariado para casa. “Para chegarmos às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade é fundamental termos multiplicadores nos bairros da capital, pois eles podem nos direcionar mais facilmente para quem está precisando de atendimento e proteção contra a violência”, disse.

Dentre as atividades exercidas pelos voluntários estão o acolhimento às mulheres do bairro, a divulgação dos serviços oferecidos pela pasta, a identificação e mapeamento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência e interlocução junto à Secretaria da Mulher.

Cada voluntário que assinou o termo de adesão recebeu a carteira de membro do núcleo local da região e participará de reuniões periódicas de capacitação para lidar caso a caso com as mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi montado um grupo no whatsApp com os participantes como forma de trocar informações de demandas da região e a divulgação de atividades que visem à garantia dos direitos das mulheres e a sua inserção em serviços oferecidos pela secretaria da Mulher.

Roberta Amorelli, da editoria de Políticas para as Mulheres