“Nossa cidade é bem cuidada graças ao esforço dessas mulheres fortes que batalham diariamente”, afirma prefeito Rogério Cruz em homenagem às mais de 1,5 mil servidoras da Comurg
Última atualização em 07 março 2022 às 17h25
Presentes em diversas funções da pasta, mulheres da companhia proporcionam melhoria na qualidade de vida dos goianienses, e são referência para outros servidores. “Minha alegria é chegar a uma praça e sair de lá com o espaço limpinho e agradável para a comunidade”, conta operadora de roçadeira costal, Ironildes Cândido

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) conta, atualmente, com 1.699 servidoras. Escaladas dentre as mais variadas funções, sejam operacionais ou administrativas, as mulheres da companhia têm contribuído, diariamente para o bem-estar da capital.
Em especial, com o Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, reforça o importante papel que as servidoras têm desempenhado na melhoria da qualidade de vida dos goianienses. “É por meio do empenho delas na varrição, na coleta dos resíduos, no cuidado dos jardins, nas áreas administrativas e também no manuseio de máquinas que todos podemos desfrutar de espaços limpos e organizados. Nossa cidade é bem cuidada graças ao esforço dessas mulheres fortes que batalham diariamente”, afirma o prefeito.
Dentre elas, 18 colaboradoras operam as roçadeiras costais por Goiânia, equipamento que ajuda a cortar a grama e preparar o solo.
Servidora há 16 anos, Lunalva Alves Barbosa, de 62, opera no período noturno uma roçadeira costal pelos canteiros da capital. O equipamento, culturalmente destinado a homens, tornou-se parte da rotina de trabalho da colaboradora, que opera o maquinário com habilidades e técnicas apuradas. “Tenho orgulho do que faço e me sinto como uma jovem de 30 anos. O fato de ser mulher não diminui o rendimento do meu serviço. Pelo contrário, sempre que começo um canteiro, quero ir até o fim. Não gosto de deixar nada sem conclusão”, conta.
Referência na equipe, Ironildes Cândido Garcia, de 72 anos, opera o equipamento há 16 anos, todos os dias. “Meus colegas sempre me elogiam pela disposição e habilidade com a roçadeira. Minha alegria é chegar numa praça e sair de lá com o espaço limpinho e agradável para a comunidade. Cuidar da cidade me deixa feliz”, conta a servidora sobre sua rotina de trabalho.
Para o vice-presidente da Companhia, Alisson Borges, a presença e compreensão da atuação das servidoras nas diversas áreas da pasta, sem distinção, é um passo importante para que a sociedade possa refletir sobre a inclusão de mulheres em todas esferas de trabalho. “Elas desempenham o trabalho com maestria e estão rompendo espaços ocupados anteriormente por homens”, enfatiza.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia