O Coral Vozes da Comurg, formado exclusivamente por trabalhadores da limpeza pública urbana, canta nesta terça-feira (06/09), pela primeira vez, o Hino Nacional brasileiro. A apresentação celebra o centenário da oficialização da letra do hino, ocorrida em 06 de setembro de 1922, e será divulgada nas redes sociais da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

“Nosso Hino é muito forte, tanto em letra quanto em melodia. Exige afinação, boa dicção, projeção de voz e interpretação facial. Nossos integrantes estão preparados para esse desafio e abraçaram a proposta com muito carinho e responsabilidade”, afirma a regente do Coral Vozes da Comurg, Márcia Abreu.

Um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, o Hino Nacional será cantado por 12 vozes femininas e 6 vozes masculinas, e passará a fazer parte do repertório do coral, podendo ser entoada em ocasiões diversas, como, por exemplo, em cerimônias da Prefeitura de Goiânia.

Solista do Vozes da Comurg e trabalhadora da varrição, Eliane Evangelista Dourado revela que sente um misto de emoção e nervosismo. “Me sinto honrada em fazer parte desse momento, porque o Hino Nacional é muito importante para nós, brasileiros. É uma responsabilidade grande, e eu fico feliz com essa oportunidade. A expectativa está grande e eu espero que façamos uma apresentação no mesmo nível da grandeza do Hino”, comenta.

Além de receber orientações técnicas sobre o canto, Eliane e os demais membros do coral também vão conhecer melhor a história do hino e o seu significado. “O Hino Nacional conta parte importante da nossa história, fala sobre lutas passadas e contribui para a construção da identidade do povo brasileiro. É fundamental que todos conheçam a fundo essa composição musical”, explica a regente.

Sobre o Hino Nacional

O hino foi composto para celebrar a abdicação de Dom Pedro I ao trono do Brasil, em 7 de abril de 1831. Por este motivo, ficou conhecido durante muito tempo como “Hino ao Sete de Abril”.

Em 13 de abril de 1831, a música foi interpretada pela primeira vez. Por esse motivo, o Dia do Hino Nacional é comemorado neste dia.

Assim como a bandeira manteve as cores do pavilhão do império, o regime republicano não alterou a melodia do hino. Em 1909, foi realizado um concurso para a escolha da nova letra e o poeta Joaquim Osório Duque Estrada foi o vencedor.

Mais tarde, em 1922, aproveitando as comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil, o atual Hino Nacional Brasileiro se tornou oficial.

Foto: Luciano Magalhães

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia