Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e na implementação das políticas públicas destinadas à população negra e aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), oferece, nos dias 17 e 18 de novembro, curso de capacitação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

O evento será realizado na sede da pasta, localizada na Rua 99, 66, no Setor Sul, e tem parceria com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Goiânia está entre os 72 municípios brasileiros que integraram o Sinapir, que visa estruturar melhor as políticas de igualdade racial. Na adesão, que ocorreu em 2021, o prefeito Rogério Cruz destacou a importância e orgulho de participar do sistema, e falou que a capital goiana passaria a ser ponto de apoio e incentivo para que os demais municípios possam percorrer o mesmo caminho. O documento do sistema fornece diretrizes, estruturas e recursos importantes para construção de um país mais igualitário.

O evento, conforme estabelece a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, pretende reunir lideranças de movimentos negros, conselhos municipais, representantes das instituições da comunidade goianiense, além dos servidores da administração municipal, que levantaram temas que consideram relevantes para o município. “Conhecer e se comprometer com o Sinapir é fundamental, inclusive para trazer benefícios práticos para a população”, afirma a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Cida Garcêz, ao convidar a população de Goiânia para participar da capacitação.

Após a capacitação, os consultores da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial vão elaborar um diagnóstico que ficará à disposição de Goiânia para, a partir dele, embasar um plano para construção de uma política de igualdade racial.

Cida Garcêz lembra que a ação é realizada por intermédio de um acordo internacional, entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para a capacitação, as inscrições são limitadas e devem ser realizadas pelo link

Serviço
Assunto: Goiânia recebe evento de capacitação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Data: 17 e 18 de novembro
Local: Sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), localizada na Rua 99, 66, Setor Sul
Inscrições: Devem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8t0-C2TI8GNbGTjScpFb3vu2DPP9SFWheSMPt3qmektprgQ/viewfor.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia