Na 4ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, população tem acesso a serviços sociais e relacionados aos direitos das mulheres
Última atualização em 05 agosto 2022 às 11h40
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social fazem inscrições no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e orientam sobre benefícios e programas de assistência social. A pasta de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, por sua vez, dá orientações sobre retificação de prenome e gênero, e acolhe denúncias. Agentes da Patrulha Mulher Mais Segura levam conscientização sobre o combate à violência doméstica. Evento será no sábado (06/08) e domingo (07/08), na Feira do Parque Atheneu

A 4ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida aproxima a população do Parque Atheneu e região dos serviços de proteção social oferecidos pela administração municipal. Entre os mais de 70 atendimentos disponibilizados, estarão inscrições no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), orientações sobre retificação de prenome e gênero, e combate à violência contra a mulher. Evento será no sábado (06/08) e domingo (07/08), na Feira do Parque Atheneu, em parceria com o Estado de Goiás.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, instrumento federal de coleta de informações destinado às famílias de baixa renda que possibilita participação em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

Podem se inscrever no Cadastro Único famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo; renda mensal familiar total de até três salários; renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Para se cadastrar, é preciso que o responsável pela unidade familiar leve CPF e ou título de eleitor, além de um destes documentos de cada integrante da família: certidão de nascimento ou casamento, CPF, identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, e o comprovante de endereço atualizado. Famílias com crianças devem providenciar documentos pessoais de cada uma, e comprovante de frequência escolar.
Equipes da pasta também farão os cadastros para a Carteirinha do Idoso, uma das formas de comprovação de renda para acesso a transporte interestadual gratuito ou desconto de, pelo menos, 50% no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Podem se cadastrar idosos acima de 60 anos inscritos no CadÚnico com renda individual de até dois salários mínimos. O Número de Inscrição Social (NIS) gerado pelo Cadastro Único é o requisito para cadastro no benefício. A população ainda terá acesso a orientações sobre benefícios e programas de assistência social.
Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) acolherão denúncias, orientarão quanto à retificação de prenome e gênero, e divulgarão cursos voltados à população assistida pela pasta (pessoas pretas, LBGTQIA+, jovens e pessoas com deficiência). Outros dois serviços disponibilizados pela secretaria são a Central de Libras e informações sobre acessibilidade.

A Guarda Civil Metropolitana levará o projeto Anjos da Guarda, com pintura facial. A Defesa Civil apresentará áreas de risco e meios de prevenção, enquanto a Patrulha Mulher Mais Segura entregará material impresso referente à violência doméstica. O público assistirá, ainda, à apresentação da banda de música da GCM.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia