Mutirama e Zoológico estão entre as opções de lazer em Goiânia
Última atualização em 09 março 2023 às 14h48
Parques chegam a receber mais de 80 mil visitantes por mês, na baixa temporada. Para garantir segurança dos frequentadores, locais passam por rigoroso controle e manutenção técnica, preventiva e corretiva.

A Prefeitura de Goiânia oferece várias opções de lazer para a população goianiense, entre elas, o Mutirama e o Zoológico. Os dois parques chegam a receber mais de 80 mil visitantes por mês, na baixa temporada. Para garantir segurança dos frequentadores, locais passam por rigoroso controle e manutenção técnica, preventiva e corretiva.

Localizado no Centro de Goiânia, em local de fácil acesso, o Mutirama conta hoje com 24 brinquedos em funcionamento, além dos espaços e áreas verdes para piqueniques e outras atividades ao ar livre e quiosques para alimentação. Em suas instalações, constam ainda o Planetário, que pertence à Universidade Federal de Goiás (UFG), e o Parque dos Dinossauros, contendo réplicas em tamanho real.
“O Mutirama fez e faz parte da infância de muitas pessoas, de várias idades. É um local onde as famílias goianienses passam momentos memoráveis. Por isso, fazemos questão de assegurar conforto e segurança para quem visita o parque”, ressalta o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior. Segundo ele, os brinquedos passam por rigorosa manutenção, periodicamente, para proporcionar diversão da forma mais segura possível.

O Mutirama abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h, e tem entrada gratuita. Para não oferecer riscos aos visitantes, é proibido entrar no parque com qualquer tipo de objeto que possa emitir fumaça ou fogo, animais, com exceção de cão-guia, bicicleta ou bebida alcoólica.

O Zoológico também é um dos locais mais visitados de Goiânia. O espaço é dedicado a atividades de lazer, educação ambiental e conservação de espécies de animais silvestres. No parque, podem ser encontrados animais de grande, médio e pequeno portes de várias localidades e o serpentário.

“Além de ser uma opção de lazer para o goianiense, o Zoológico é indispensável para manutenção da biodiversidade, preservação de animais ameaçados de extinção, espécies que não possuem mais condições de voltar para seu habitat ou vitimas de maus-tratos”, explica Valdery Júnior.
“Temos no parque uma equipe extremamente profissional, que ama o que faz. Adotamos mecanismos para garantir o bem-estar dos animais, incluindo atividades para que eles exerçam funções que teriam se estivessem em seu habitat natural, pontua o presidente da Agetul.
O Zoológico está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 08h30 às 17h. A compra de ingressos pode ser realizada até às 16h.

O valor do ingresso é R$ 5 (inteira). Pagam meia entrada idosos a partir de 60 anos de idade, estudantes portando a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), jovem de baixa renda devidamente identificado com a ID Jovem, professores das redes estadual e municipal e doadores de sangue habituais, com comprovante de doação. Já crianças até 5 anos de idade, pessoas com deficiência e seu acompanhante e estudantes de escolas municipais e centros Municipais de Educação Infantil não pagam ingresso.
Entidades ou instituições assistenciais, religiosas, sociais e filantrópicas também não pagam ingresso, mas precisam agendar a visita.
Fotos: Agetul
Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) – Prefeitura de Goiânia