A agenda do prefeito Rogério Cruz e da primeira-dama Thelma Cruz na manhã desta segunda-feira (22/11) começou com uma visita ao Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro. Na ocasião, o prefeito recebeu do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, a proposta da criação da Casa da Música Sertaneja Marília Mendonça, um local para shows, gravações e exposições; além da criação da Calçada da Fama para homenagens a diversos nomes da música goiana.

“Indiscutivelmente, Goiânia é conhecida como a ‘Capital da Música Sertaneja’. Temos aqui nomes que conquistaram carreiras de sucesso e merecem reconhecimento, destaque por isso. Sem falar naqueles que, infelizmente, já perdemos e que estão eternizados em músicas, grandes shows que marcaram épocas e a vida de muitos fãs, assim como a nossa querida Marília Mendonça, Cristiano Araújo, Leandro e tantos outros nomes. Portanto, vamos sim avaliar o projeto para que Goiânia tenha mais um espaço dedicado ao destaque e valorização da Cultura local”, pontuou Rogério Cruz.

Foto: Jucimar Sousa

Em seguida, o prefeito foi recebido na sede da Orquestra Sinfônica de Goiânia para homenagem especial em celebração ao Dia do Músico. “Que alegria estar aqui com os músicos da melhor orquestra do Brasil. Música traz esperança, vigor, força, renova sonhos e é isso que vocês fazem. Quero hoje aqui agradecer, reconhecer o trabalho de todos e firmar com vocês o compromisso de atender as demandas de melhorias para a Orquestra e os seus núcleos. Além disso, me comprometo, com todos os desejos do meu coração, que vou fazer o possível para que a nossa Orquestra viaje o Brasil e o mundo levando o nome de Goiânia”, afirmou o prefeito.

O secretário Zander Fábio, também homenageado pelo Dia do Músico, destacou o empenho da Secretaria Municipal de Cultura em fortalecer cada vez mais o trabalho da Orquestra. “Neste dia, como músico, eu reconheço o trabalho árduo e parabenizo a todos os músicos do Brasil. Agradeço imensamente a atenção que o prefeito nos dá nas ações culturais, além da preocupação com a valorização profissional. O prefeito é um homem que tem muita sensibilidade, humano e isso está refletindo diretamente na sua gestão frente à Prefeitura. Juntos, faremos de Goiânia a melhor capital em Cultura no Brasil, no mundo”, pontuou o secretário.

Foto: Jucimar Sousa

O maestro Eliseu Ferreira agradeceu a visita e falou sobre os planos da Orquestra para o próximo ano. “Vemos que o cenário cultural em Goiânia está ativo, se movimentando cada dia mais. Mesmo com a pandemia, a Orquestra não parou um dia sequer de trabalhar e tivemos o apoio da Prefeitura para isso. Agradeço e, neste dia especial em que celebramos o Dia do Músico, podemos reconhecer que, com 27 anos, a Orquestra tem feito um trabalho que é de referência mundial. Hoje comemoramos um convite especial para uma apresentação em Paris, na França. Além disso, posso afirmar que vem muita coisa boa por aí no próximo ano. Firmamos o compromisso de fazer apresentações em todas as escolas municipais de Goiânia, levando a música que é uma grande aliada na Educação”, ressaltou o maestro.

Lívia Máximo, da editoria de Cultura