Mulheres ocupam 68% dos cargos no serviço público da Prefeitura de Goiânia
Última atualização em 06 março 2020 às 19h11
Dos mais de 53 mil servidores municipais, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração (Semad), 36.235 são mulheres

O papel das mulheres no mercado de trabalho tem se expandido cada vez mais. Em Goiânia, as mulheres têm atuação marcante no serviço público e ocupam 68% dos cargos na Prefeitura de Goiânia. Dos mais de 53 mil servidores municipais, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração (Semad), 36.235 são mulheres, comprovando a garantia do exercício do direito de igualdade de gênero no serviço público.
Para o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, os números confirmam a evolução das conquistas das mulheres na sociedade. “Acompanhei, ao longo dos meus 60 anos de vida pública, a luta pelos direitos das mulheres. E foi por acreditar nesta luta que criei a Delegacia da Mulher e a polícia feminina em Goiás. Sempre acreditei na importância do espaço feminino na política e na gestão pública”, afirma.
A realidade de Goiânia, segundo a titular da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Goiânia, Ana Carolina de Souza Almeida, é otimista se comparada ao levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que as mulheres estão ocupando 44% das vagas do mercado formal de trabalho no país.
“Os números de Goiânia servem de exemplo para outras cidades, empresas e instituições brasileiras. No serviço público da capital as mulheres são a maioria, ocupam cargos de chefia e atuam em postos que antes eram ocupados majoritariamente por homens, como nas áreas de infraestrutura, transporte e de urbanização”, pontua Ana Carolina.
Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo