O Ministério do Turismo (MTur) selecionou Goiânia e mais nove cidades em todo o país para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). O programa Estratégia Nacional DTI Brasil utilizou como critério de seleção municípios que possuem espaço turístico inovador e acessível, com estrutura tecnológica que garanta desenvolvimento sustentável do território e de programas voltados para cidades inteligentes.

“Quando estabelecemos que um dos focos da gestão seria transformar Goiânia em uma cidade inteligente, fizemos essa opção com o olhar voltado para o futuro. O desenvolvimento das inteligências artificiais e de novas ferramentas de governança transformam a maneira como o cidadão interage com a cidade. A seleção pelo Ministério do Turismo mostra que estamos no caminho certo para um futuro ainda mais promissor para a nossa capital”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Além de Goiânia, que obteve o segundo lugar na classificação geral, as cidades selecionadas foram, por ordem: Foz do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS).

O MTur parabenizou os municípios contemplados em comunicado divulgado na última quarta-feira (7) e informou que as cidades passarão por diagnóstico que apontará estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os selecionados, após completarem o Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”.

“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, no comunicado.

Os municípios definirão seus cronogramas de implantação com base nas necessidades e possibilidades locais. O trabalho será desenvolvido em nove pilares, que incluem governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte, e criatividade.

Critérios
A seleção dos municípios levou em consideração critérios como policiamento turístico, plano de mobilidade, programas de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, bem como ações relacionadas ao desenvolvimento da economia criativa no destino.

De acordo com o MTur, ser um DTI significa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, com infraestrutura tecnológica sustentável, que facilita a interação do visitante com o ambiente e melhora a qualidade de vida dos residentes.

Os gestores dos municípios selecionados participarão de uma capacitação presencial na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, ainda neste mês. O Ministério destaca que o projeto DTI é fundamental para impulsionar o turismo no país, contribuindo para o crescimento econômico.

Estratégia
O Programa Nacional DTI é dividido em duas etapas. No primeiro ciclo, é realizado diagnóstico, capacitação e planejamento para conhecer a situação atual da cidade e elaborar um Plano de Transformação. Na segunda etapa, são executadas as ações do plano para que o município possa obter o Selo DTI Brasil, após passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.