Ministério da Saúde faz visita técnica à Prefeitura de Goiânia
Última atualização em 25 agosto 2021 às 14h40
Com o objetivo de acompanhar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em relação à Covid-19, órgão federal verifica também o trabalho da atenção primária na capital goiana

Uma comitiva do Ministério da Saúde visita desde o início da manhã desta quarta-feira (25/8) a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para acompanhar as ações da Prefeitura de Goiânia no combate à Covid-19, sobretudo de assuntos ligados à Estratégia de Atenção Primária na capital goiana. Durante a agenda do dia, o grupo fará uma visita técnica em algumas unidades de Saúde do município.
As servidoras da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Superintendência de Saúde em Goiás, ambas do Ministério da Saúde, além da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) foram recepcionadas pelo titular da SMS, Durval Pedroso, pela secretária-executiva da SMS, Luana Ribeiro, e pela superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Cynara Mathias Costa.
Toda a estrutura da SMS foi apresentada à comitiva pelo secretário Durval Pedroso, que lembrou o fato de o atual momento ser difícil e adverso. “Mesmo assim, a Atenção Básica sempre merece nossa atenção e precisa ser fortalecida”, comentou, ao acrescentar que encontros dessa natureza são importantes para trocar experiências e identificar precocemente oportunidades de atuação. “O suporte do Ministério da Saúde é essencial”, frisou.
Já a superintendente Cynara Mathias enumerou as unidades de Saúde de Goiânia que estão distribuídas nos sete distritos da capital, entre eles, 22 Centros de Saúde, 59 Unidades de Saúde da Família, 7 Centros de Atenção Integrados à Saúde, 2 Centros de Assistência Integrado Médico-Sanitárias, 4 Unidades de Pronto Atendimento, 10 Centros de Atenção Psicossocial, 5 Consultórios de Rua, 3 Maternidades e 1 Hospital Psiquiátrico.
“Nossa estrutura está fortalecida e nos honra muito receber uma equipe do Ministério da Saúde, uma vez que essa troca de experiências é ajustar e unificar as ações desenvolvidas por Goiânia, além da implantação de parcerias futuras que podem sempre resultar em benefícios à população”, enfatizou Cynara, ao explicar como de fato é realizado o atendimento nas unidades do município e o trabalho preventivo, como as testagens ampliadas realizadas pela pasta.
Integram a comitiva, que no período vespertino vão visitar unidades de Saúde de Goiânia, as servidoras do Ministério da Saúde Beatriz da Silva, Alessandra de Souza, Graziela Tavares e Rizoneide Mendes; da Superintendência do Ministério da Saúde em Goiás, Carla Ferraz; da SES-GO, Ticiane Peixoto; e do Cosems-GO, Natália Ribeiro.
Mauro Júnio, da editoria de Saúde