Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Prefeito

Academia de Letras homenageia Goiânia

Comissão de integrantes da Academia foi recebida pelo prefeito Iris Rezende na manhã desta quarta-feira (2/10). Imortais entregaram homenagens ao aniversário da capital, comemorado no próximo dia 24 de outubro

Publicado em: 02 de outubro de 2019 às 14:08 | última atualização: 02 de outubro de 2019 às 15:00

Acompanhados do secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, e do secretário estadual da Cultura, Edival Lourenço, imortais da Academia Goiana de Letras vieram ao Paço Municipal na manhã desta quarta-feira (2/10) para uma homenagem aos 86 anos de Goiânia. Os acadêmicos se reuniram com o prefeito Iris Rezende, que recebeu duas placas alusivas ao aniversário da capital.

O evento faz parte de uma série de ações comemorativas, que ocorrerão durante os 31 dias do mês do lançamento da pedra fundamental de Goiânia. Para a presidente da Academia Goiana de Letras, Leda Selma de Alencar, a visita ao prefeito Iris Rezende tem um sentido especial, já que a comemoração dos 86 anos de Goiânia se confunde com a comemoração de 80 anos da Academia, fundada em 1939. Segundo ela, a cultura goianiense tem um papel fundamental na construção e progresso da cidade e do seu povo, já que é um instrumento de aperfeiçoamento da sociedade.

“Sinto-me extremamente gratificada de fazer parte da história cultural de Goiânia. A cultura teve e tem um papel fundamental no aprimoramento da nossa sociedade e ter a oportunidade de representar a Academia Goiana de Letras nesse evento junto ao prefeito Iris Rezende, um dos maiores protagonista da história da nossa cidade, é algo que me orgulha e me realiza”, afirma. Leda Selma é a segunda mulher a presidir a AGL desde a sua criação.

A fundação de Goiânia foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental de construção da cidade, evento ocorrido em 24 de outubro de 1933, realizado por Pedro Ludovico Teixeira, interventor de Goiás, que um ano antes havia iniciado os trabalhos de transferência da capital goiana para o planalto central. A inauguração, no entanto, foi realizada pelo batismo cultural da cidade, ocorrido em 5 de julho de 1942.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, que também é membro da AGL, justamente por ter nascido sob a égide de um batismo cultural, a capital sofreu uma grande influência das diversas correntes culturais, e essas experiências, cultural e coletiva, acabaram sendo sintetizadas aqui em Goiânia, consolidando, portanto, uma das mais ricas culturas do país.

“Com o crescimento da cidade e sua expansão, Goiânia recepcionou outras culturas e tradições, mas tudo isso veio para ampliar conhecimentos, o que faz da capital goiana uma cidade plural, portanto rica culturalmente e muito gostosa de se viver”, explica.

Para o prefeito Iris Rezende, as homenagens recebidas dos imortais da Academia Goiana de Letras tem um significado ímpar, uma vez que a história sobrevive especialmente pelo trabalho de homens e mulheres que a retratam em suas obras, que são eternas.

“São as ações destes homens e mulheres que sustentam o sonho de Pedro Ludovico, que há 86 anos idealizou e construiu a nossa capital, e, com a história contada por suas obras, fazem a Goiânia de todos nós, propagando nossa cultura e nossos valores. Sem os intelectuais, sem a cultura, o presente não se sustenta no futuro, de forma que é uma grande honra pra mim dividir esse momento com tão valorosos companheiros”, disse.

Até o dia 31 de outubro, uma série de eventos artístico-culturais, esportivos, mutirões, desfile cívico, exposições de arte, festival de artes cênicas, lançamento de livros e show sertanejo com a dupla João Neto e Frederico vão marcar as homenagens ao 86º aniversário de Goiânia. As ações serão realizadas pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Universidade Federal de Goiânia (UFG) e com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo