O prefeito Iris Rezende e a secretária de saúde, Fátima Mrué, participam nesta sexta-feira (18/12) da solenidade de entrega dos títulos de unidades Acreditadas Nível 1 para Hospital e Maternidade Dona Iris (HDM1) e a Maternidade Nascer Cidadão (MNC). O evento acontecerá às 14h30, no salão nobre do Paço Municipal.

Após passarem por uma rigorosa auditoria às unidades alcançaram os títulos emitidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), acreditadora credenciada pelo Ministério da Saúde. O resultado foi concedido após avaliação do IBES- Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde de todas as áreas de atividades das duas unidades de saúde, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, explica que esse primeiro nível de acreditação tem como foco a segurança do paciente. “Para receber essa acreditação, uma unidade de saúde precisa estar com sua estrutura física adequada para a execução das tarefas e seus trabalhadores sejam extremamente habilitados para as funções que ocupam, combinação que resulta numa maior segurança do paciente”, reforça.

Mrué ainda ressalta a importância do empenho de todos da atual gestão para que as maternidades alcançassem a acreditação. “Estamos orgulhosos do trabalho desempenhado pelas equipes destas unidades, trabalho que contribuiu de forma grandiosa para esta conquista.” afirma.

O título de acreditação também garante segurança para os colaboradores e que prestam atendimento assistencial de uma saúde de qualidade à população.

Acreditação
A avaliação e certificação da ONA, comprova a qualidade e segurança da assistência nas unidades de saúde, por meio de níveis reconhecidos internacionalmente de excelência em atendimento e proteção ao paciente.

O método de avaliação para a acreditação da ONA, não possui um caráter fiscalizatório, mas sim de educação continuada. Este processo é revisto periodicamente e seguem protocolos adotados mundialmente por instituições de saúde para garantir a melhoria na qualidade e segurança no atendimento.

Serviço:
Assunto: Maternidades de Goiânia, HDM1 e MNC recebem acreditação hospitalar nível 1
Data: Sexta- Feira (18)
Local: Salão Nobre do Paço Municipal, 6° andar.
Endereço: Av. Cerrado, n° 999 , Park Lozandes – Paço Municipal.

Rafaela Anjos, da editoria de Saúde