Maternidade D. Iris faz exposição fotográfica de bebês prematuros
Última atualização em 11 outubro 2019 às 17h04
Mostra “Registros fotográficos sobre as lentes da prematuridade” foi realizada em homenagem ao Dia das Crianças

O Hospital e Maternidade Dona Iris comemorou de maneira especial e bem diferente o Dia das Crianças. Nesta sexta-feira (11/10) foi realizada a exposição “Registros fotográficos sobre as lentes da prematuridade”, que apresenta bebês prematuros nascidos na maternidade. O evento contou com pais e mães de bebês e equipe de colaboradores.
O autor das fotos foi Etevaldo Marçal, que registrou cerca de 400 fotos e 22 foram escolhidas e liberadas pra exposição. Os bebês já estiveram ou ainda estão internados na UTI e nasceram de forma prematura.
O projeto foi idealizado pelo Serviço de Psicologia e o Centro de Estudos do HMDI e teve como objetivo proporcionar um momento mais acolhedor e humanizado para as mães que tiveram um parto antecipado e que ainda nem conseguiram fazer algum registro dos próprios filhos.
“É um momento muito emocionante, pois este é um registro de crianças que ainda estão lutando para sobreviver devido ao nascimento prematuro e de bebês que não resistiram e acabaram falecendo. Então foi um trabalho muito bem elaborado, com todo cuidado e com consentimento dos pais.”- explica o diretor técnico do Hospital e Maternidade Dona Iris, Denes Ribeiro.
“Apesar de ser um momento delicado para as famílias, conseguimos transformar o sofrimento, em um momento de alegria, buscando um olhar otimista e humanizado diante da situação das crianças”- explica o fotógrafo Etevaldo Marçal.
Adriana Moraes, da editoria de Saúde