Até o final da manhã desta quarta-feira (10/2) 2.624 idosos, com idade acima de 85 e com as iniciais do nome de A até I, procuraram os nove postos de vacinação para receber a primeira dose da vacina, conforme estabelece o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 da capital goiana. Desde às 8h de hoje, em sete pontos fixos e em dois no sistema _drive-thru_, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizam os idosos atendidos nesta primeira etapa. 


De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Pessoni, a vacinação está transcorrendo normalmente. “Os pontos foram disponibilizados de forma estratégica para que possamos atender o maior número de idosos desta primeira etapa”, disse. 
Ela lembra que, ao procurar um posto de vacinação, as pessoas precisam levar consigo os documentos pessoais (Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física – CPF), além do comprovante de endereço. “Levando essa documentação o atendimento será realizado de forma mais ágil e, assim, vamos evitar filas”, pontuou Grécia. 


Ela esclarece que o idoso será vacinado mesmo se não apresentar esses documentos. “Todos os idosos que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19 serão vacinados, mas se todos apresentarem os documentos corretamente, o preenchimento dos dados ocorrerá mais rápido e todo o trabalho será agilizado”, alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica, acrescentando que a divisão por letras  em nove pontos de vacinação visa evitar aglomerações. 


Acamados
Outra medida prevista no Plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19 é a imunização em idosos acamados com mais de 60 anos nos domicílios. Para solicitar o serviço disponibilizado pela Prefeitura de Goiânia, segundo Grécia Pessoni, é necessária a realização do cadastro junto à Central Humanizada de Orientações da Covid-19, pelos telefones 3267-6123 e 3524-6305 (número de WhatsApp). “A nossa primeira parcial é de que já vacinamos, até a manhã desta quarta-feira, 506 idosos acamados que solicitaram o serviço pela Central”, citou. 


Confira a lista com o endereço dos locais de vacinação para os idosos acima de 85 anos


– Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros 
Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I 
– Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais 
Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo 
– Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias 
Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera 

– Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante 
Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá 

– Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana 
Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais  
– Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão 
Endereço: Rua C-115 – Jardim América 
– Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena 
Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso 

Postos com atendimento na modalidade drive-thru para idosos acima de 85 anos  

– Shopping Passeio das Águas 
Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral 
– Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1 (atendimento para pedestres e drive -thru) 
Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário  

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Jackson Rodrigues