Durante participação na live da Prefeitura Digital desta
segunda-feira (20/12), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, fez um balanço das ações e dos serviços entregues pelo Executivo em 2021, o seu primeiro ano de gestão. O programa foi conduzido pela primeira-dama, Thelma Cruz.

Rogério destacou a área social, com ações que passaram pelo Renda Família Municipal com o repasse de R$ 40 milhões; o Renda Família + Mulher, destinado a chefes de família em situação de vulnerabilidade; o IPTU Social, que isentou 51 mil famílias que vivem em imóveis de até R$ 120 mil, e outros.

“O nosso governo cuida das pessoas, de todas elas, sem exclusão. E nós ficamos felizes por conta dos avanços já realizados e ainda mais animados para trabalhar e entregar muito mais. Para se ter ideia, em relação à regulariação fundiária, duas mil escrituras foram entregues nos primeiros seis meses de nosso mandato enquanto cinco mil nos últimos dozes anos”, frisou.

O prefeito também falou sobre os investimentos na área da Saúde, que, até agosto deste ano, equivaliam a 19,46% dos recursos próprios da Prefeitura; destacou a campanha de vacinação e a inauguração de unidades de saúde adulto e infantil. “Não tivemos nenhuma morte por falta de leito de UTI”, enfatizou.

Veja os principais trechos da entrevista.

Vagas de emprego
Foram mais de 32 mil empregos conquistados em Goiânia. “Realidade que me deixa muito feliz”, declarou.

Educação
Sobre o aumento salarial de servidores da Educação, Rogério disse que estudo de impacto está sendo feito sobre o pagamento de data-base e o plano de carreira. Lembrou que todos “têm os seus cálculos de salários acompanhados por sindicatos e associações.” “O nosso olhar é especial para todas as pessoas. Ninguém é excluído de nossa gestão. É importante lembrar que ainda estamos em uma pandemia. Queria poder dar aumento para todo mundo, mas vivemos em obediência a leis.”

Assédio contra mulheres
Lembrou que a Prefeitura de Goiânia repudia e já realizou campanhas como a “Meu corpo não é corrimão”, que aborda o tema e defende o respeito às mulheres.

Plano Diretor
“Infelizmente, a Justiça pediu para suspender os trâmites do Plano Diretor, mas a Câmara Municipal está dando as respostas. Há, por exemplo, permissão para criação de novas áreas, que vão permitir a implantação de novas indústrias e a consequente
geração de emprego e renda em nossa Goiânia.”

Regularização Fundiária
Prefeito adiantou que o Executivo trabalha com uma proposta de nova plataforma, que dará condições de entregar mais escrituras de forma mais rápida. Contou que o secretário Carlin Café foi ao Espírito Santo, onde conheceu o sistema.

CMEIs e Escolas
Prefeitura está trabalhando para entregar escolas e CMEIs nas regiões onde há demanda.

Transporte público
O Executivo trabalha uma nova modelagem de sistema para o transporte público da capital. O prefeito contou que, em breve, será concluído e implantado, inclusive com a meia tarifa.

Márcia Abreu, da Diretoria de Redação