Lançado sistema de reconhecimento facial na rede municipal de Educação
Última atualização em 27 outubro 2021 às 11h53
Programa Conecta Educação será instalado em todas as unidades de ensino de Goiânia até o mês de dezembro; software conta também com registro de frequência, merenda, prestação de contas e outras funções administrativas e pedagógicas

A Prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta quarta-feira (27/10) o Programa Conecta Educação, que implanta reconhecimento facial de alunos e servidores em todas as unidades de ensino municipais da Capital. A cerimônia de lançamento foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na Escola Municipal Professora Lousinha e contou com reconhecimento facial simbólico do prefeito Rogério Cruz, secretário municipal de Educação Wellington Bessa e alguns alunos da instituição.
A E.M. Professora Lousinha foi a primeira escola a receber o sistema e a diretora contou sobre o sentimento e importância desse avanço tecnológico na unidade. “Esse é um projeto muito importante e inovador para nossas escolas. Cada dia mais, e nesse contexto em que vivemos, a tecnologia fica mais presente em nossas vidas. E a Educação não poderia ser diferente. para nossa escola, esse programa vai nos dar facilidade, economia e segurança para exercermos nosso trabalho e nossa missão, que é tornar essas crianças pessoas melhores”, pontuou Silvany Bezerra.

O sistema de software conta com 22 módulos de integração completa, que conta com serviços de frequência escolar com reconhecimento facial, matrícula on-line, gestão pedagógica, aplicativo mobile, modulação de servidores administrativos e professores, prestação de contas, alimentação escolar, conexão com conselho tutelar, biblioteca virtual, ponto eletrônico, acesso a índices educacionais do Brasil e do mundo, levantamento patrimonial, serviços de saúde, entre outros.
Titular da SME, professor Wellington Bessa destacou que o sistema permitirá uma equiparação de tecnologias com a iniciativa privada e possibilitará um maior acompanhamento e facilidade dos pais com a vida escolar dos filhos. “Estamos implementando um sistema de gestão educacional, que tem como objetivo trazer os princípios mais modernos de eficiência e bom gasto do dinheiro publico. Traz para rede uma modernização e equiparação aos equipamentos utilizados na iniciativa privada. Isso traz isonomia aos funcionários e aos pais, que poderão acompanhar tudo sobre a vida escolar dos filhos. O programa vai além da gestão educacional, é uma gestão social”, ressaltou o secretário municipal de Educação.

“Esse sistema traz mais segurança para escola, para os pais, para as crianças e para os professores. Se é para trazer mais segurança para a comunidade escolar, nós vamos investir o quanto for preciso. Esse sistema faz parte do programa Cidade Inteligente, com tecnologia em várias áreas e órgãos da prefeitura, para que possamos avançar enquanto cidade”, destacou o prefeito Rogério Cruz, em alusão ao investimento feito e ao projeto de desenvolvimento de Goiânia, elaborado para sua gestão.
Ricardo Bernardes participou do evento de lançamento do programa, ele é pai da pequena Alice, de 4 anos, aluna da E.M. Professora Lousinha. “O Conecta Educação é algo inovador e muito bom para o acompanhamento dos pais. A segurança dos alunos na escola vai melhorar muito. Os pais, principalmente aqueles que trabalham o dia todo e não tem como ter um acompanhamento diário fisicamente na escola, agora com esse novo projeto vai ter acesso a alimentação, horário de chegada e saída, e integrar a escola com os pais”, disse.
O Conecta Educação será implementado em todas as instituições de ensino da rede municipal e a previsão de conclusão da instalação desse sistema é para o mês de dezembro. Portanto, no próximo ano letivo, todas as unidades devem ter a gestão escolar automatizada.
Núbia Alves, da Editoria de Educação