O bilhete Meia-Tarifa, lançado pelo prefeito Rogério Cruz e representantes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), em setembro de 2022, implantado de forma pioneira em Senador Canedo, entra em operação, a partir deste sábado (07/01), em Aparecida de Goiânia.

O sistema, que também já foi implantado em Nerópolis, Goianira e Trindade, chega a Aparecida contemplando cinco linhas alimentadoras do Terminal Vila Brasília. Logo na sequência, receberão o benefício os terminais Maranata, Araguaia, Veiga Jardim e Garavelo.

Atualmente, os moradores do município pagam passagem no valor de R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público em linhas de curta distância (de até cinco quilômetros), com itinerário dentro da própria cidade. Com a meia-tarifa, o valor passará a ser de R$ 2,15 para circular internamente no município, proporcionando um expressivo benefício social aos aparecidenses que fazem uso do transporte público coletivo para pequenas distâncias.

“Sempre acreditei que uma mudança era possível, por entender que o sistema era antigo e ultrapassado. O que estamos fazendo, na Região Metropolitana de Goiânia, é uma mudança única. Goiás está à frente do resto do Brasil”, afirmou o prefeito Rogério Cruz no evento que marcou a implantação do programa, em setembro do ano passado, na sede da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC).

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explica que “o programa meia-tarifa nasceu para proporcionar a manutenção da evolução, modernização e maior acessibilidade da população ao serviço de transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana”.

Desde o início do projeto de modernização do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, já foram contabilizados avanços significativos para o sistema. “As mudanças começaram com a implantação do Cartão de Crédito/Débito, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador, Passe um Pix com Zap, e agora, o Meia-Tarifa chega a Aparecida de Goiânia, a segunda maior cidade do nosso estado”, pontua Tarcísio Abreu.

Mudança no embarque
Com a chegada da Meia-Tarifa, os terminais que receberão o benefício passarão a ser abertos, ou seja, sem linhas de bloqueio e sem catracas para acesso. Com isso, a partir de agora, os passageiros precisam fazer o embarque pela porta da frente do veículo, fazendo uso do Bilhete Único. “Esse novo modelo tarifário traz também avanços no modelo de embarque e na estrutura dos terminais. É uma mudança de cultura, de uso do terminal, semelhante ao que já existe implantado em várias cidades do país, a exemplo da cidade de São Paulo e sua região metropolitana, sem catracas e com acesso livre do usuário”, explica Abreu.

Como vai funcionar
Qualquer morador de Aparecida de Goiânia, ao embarcar nos ônibus das 32 linhas beneficiadas, vai pagar apenas R$ 2,15 para circular dentro da própria cidade, sendo assim, efetivamente contemplado com a Meia-Tarifa. Caso precise ir até o terminal para fazer a integração, embarcar em uma outra linha que sai do terminal, o usuário vai acessar diretamente o ônibus pela porta da frente e, nele, fazer a validação do seu Cartão Bilhete Único.

Para quem utiliza linhas cujo itinerário é mais longínquo, como sair de Aparecida para ir a Goiânia, por exemplo, será preciso pagar o complemento de R$ 2,15 da passagem, debitado automaticamente no ato da validação do seu cartão Bilhete Único dentro do ônibus.

Diante deste novo modelo de embarque, realizado pela porta da frente dos veículos, é importante que os usuários do transporte coletivo respeitem a ordem de chegada e a formação da fila para o embarque, proporcionando mais segurança e organização.

A expectativa é que, com a nova modalidade, a população de Aparecida passe a utilizar o sistema de transporte público coletivo com mais frequência, fazendo uso do ônibus e do benefício da Meia-Tarifa para resolver suas atividades sociais cotidianamente dentro da própria cidade.

Quando usar o Bilhete Único
O Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a meia-tarifa local (faça suas viagens internas), assim como para viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho, pagamento do complemento.

Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) – Prefeitura de Goiânia