A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria desde 2017 com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-Goiás), retoma as atividades remotas do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS). O Projeto Alfadown e o Projeto Aprender a Pensar (PAP) estão com inscrições abertas para os educandos da SME. O atendimento é realizado totalmente on-line, por meio da Plataforma Teams.

Projeto Alfadown

O projeto tem objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento de crianças, a partir de 6 anos, jovens e adultos com Síndrome de Down, utilizando o computador como ferramenta educacional. O projeto visa possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais.


O atendimento tem sido realizado através de atividades em regime remoto, desde o início da pandemia, com formação dos voluntários para atividades educativas, envio, acompanhamento e avaliação de atividades para os educandos, na organização e realização de Lives, e mantendo o contato on-line com pais e alunos.

O Projeto Aprender a Pensar

O objetivo do PAP é estimular a autonomia dos educandos assistidos, buscando a ampliação de capacidades e competências de pensamento e criatividade através da construção de valores absolutamente indispensáveis à natureza humana, como empatia, respeito, solidariedade, justiça, tolerância e responsabilidade.


O atendimento é direcionado a crianças, adolescentes e familiares, com dificuldades no desenvolvimento e interação social, de escolas públicas e privadas, com idade entre 7 a 17 anos. Os encontros serão realizados virtualmente, divididos em grupos de até seis participantes, pela Plataforma Teams.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9WtNE6wiXXfEesr_LsuH8NsBg58dr18mVnBrJV3R9EmPQKQ/viewform

Adriene Bastos, da editoria de Educação