Em homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que morreu na madrugada desta terça-feira (9/11) aos 87 anos, após passar três meses internado depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Prefeitura de Goiânia dará o nome do goiano ao Bosque dos Buritis, um dos principais cartões postais da cidade.

O decreto será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias. Esta é a primeira homenagem do Executivo Municipal ao político que dedicou mais de seis décadas à vida pública em Goiás. Além de governador e prefeito de Goiânia, o emedebista foi vereador, deputado estadual, senador da República, ministro da Justiça e da Agricultura.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o prefeito Rogério Cruz já tinha falado sobre homenagens que o ex-prefeito receberia. “É uma honra anunciar que teremos o Bosque dos Buritis Iris Rezende Machado em homenagem ao nosso eterno prefeito de Goiânia. Como eu disse mais cedo, qualquer homenagem feita a Iris será mais que justa. Todas serão justificadas pelos atos e ações deixadas pelo prefeito”, afirmou Rogério.

Presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves reforça a importância do ato. “Uma ação extremamente importante e que demonstra o reconhecimento do prefeito Rogério Cruz ao nosso eterno Iris Rezende, grande tocador de obras e um dos maiores políticos de Goiás”, enfatiza.

Bosque dos Buritis

Além da preocupação com a constante preservação e revitalização do parque, a ligação de Iris Rezende com o Bosque dos Buritis passava, também, por seu cotidiano. Maratonista, o ex-prefeito e ex-governador costumava correr no bosque pela manhã.

O Bosque dos Buritis é a unidade de conservação e mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Fundado em 1933, já foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Seus 141.500 m² de área abrigam, atualmente, a Escola de Artes da Prefeitura de Goiânia e o o Museu de Artes de Goiânia (MAG).

Luciana Gomides e Márcia Abreu, da Diretoria de Redação