O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, homenageou o fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira durante sessão no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, nesta quarta-feira (23/10). Em discurso ao público formado por alunos de escolas municipais, vereadores e convidados, o prefeito exaltou os 86 anos da capital.

Na ação, que faz parte da programação especial de aniversário de Goiânia, o prefeito citou o contexto da mudança da capital e da visão de “um homem que fez história, de uma visão inigualável, que foi Pedro Ludovico Teixeira. Percebeu que Goiás precisava de uma nova capital, pois a cidade de Goiás estava entre morros e serras.”

O prefeito disse que, além de destaque da cidade em comércio, saúde e ensino, Goiânia é a única cidade com mais de um milhão de habitantes que não convive com favela. “Isso se dá pelo sentimento de solidariedade do seu povo. Pelo amor que cada um tem pelo outro.”

A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa, Romário Policarpo, e contou com a presença de demais vereadores. A programação é composta por feiras de comidas típicas e por exposição fotográfica histórica de Goiânia, apresentações musicais e palestra sobre a fundação e desenvolvimento da capital, celebrados em 24 de outubro.

As feiras de comidas típicas foram abertas nesta terça-feira (22/10) no saguão do prédio sede da Câmara de Goiânia, na Avenida Goiás. No local também estão expostas fotos icônicas do acervo de Hélio de Oliveira, autor das imagens mais representativas da história da capital.

A orquestra de violinos Cajuzinhos do Cerrado, a Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e a Orquestra de Violeiros de Goiás se apresentam durante a manhã no Auditório Jaime Câmara, na abertura oficial da programação.

O doutor em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Cristiano Arrais proferiu palestra sobre a fundação da cidade no contexto da chamada Marcha para o Oeste, que teve na transferência da capital de Goiás para Goiânia um de seus principais capítulos.

História

Romário disse que Goiânia se mistura com a história do prefeito Iris Rezende. “(O senhor) faz parte de toda a construção dessa cidade. Goiânia deve muito a Iris Rezende. Foi aqui que o senhor começou sua trajetória tão brilhante. As crianças precisam saber quem é Iris Rezende, o que ele fez por essa cidade”, discursou o presidente.

Ele completou, ainda, que “Goiás alcançou o status que tem em nível nacional e Goiânia também é por conta do senhor”, disse, falando ao prefeito. Romário lembrou o esforço dos vereadores para aprovar os empréstimos pleiteados pela Prefeitura para obras na capital, destacando o trabalho unido em prol da população.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Jackson Rodrigues