Comunicação

Empresários espanhóis planejam investir em Goiânia

Empresários se reuniram na tarde desta segunda-feira, 04, com o prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz

Publicado em: 04 de janeiro de 2021 às 18:11 | última atualização: 04 de janeiro de 2021 às 18:11

Tamanho da fonte:
-A A A+

O prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz, recebeu na tarde desta segunda-feira, 04, uma comitiva de empresários da Fundació Catalana de L’Espali (Fundesplai), iniciativa criada para promover a educação de crianças, jovens e adultos da Espanha. O encontro teve como objetivo o fortalecimento de relações diplomáticas entre Espanha e o município de Goiânia, sendo que os espanhóis viram na cidade um ambiente de negócios propício para implantação de um projeto de turismo ecológico.

O secretário municipal de Relações Institucionais, Euler de Morais, lembrou da satisfação em dar início aos trabalhos da pasta com a visita da delegação da Espanha, que, segundo ele, vê em Goiânia uma oportunidade de investir em diversas áreas. “Discutimos hoje sobre o interesse que eles têm em promover uma parceria entre a fundação, Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás para propiciar investimentos no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco”, disse o secretário, acrescentando que após a vista técnica e reuniões, eles se comprometeram em elaborar os projetos para apresentação posterior ao executivo.

Além disso, conforme Euler de Morais, o grupo também apresentou interesse em buscar uma alternativa de investimento para implantação de uma usina para transformação de resíduos sólidos urbanos em energia, o que é um compromisso apresentado pelo prefeito Maguito Vilela no plano de governo. “Todas as propostas apresentadas serão estudadas para verificação de uma Parceria Público Privada (PPP)”, contou Euler.

Para o diretor de Relações Internacionais da Fu Fundesplai, Sergio Alegre, as áreas verdes de Goiânia são maravilhosas e parecidas, segundo ele, com as unidades de conservação aos arredores de Barcelona. “Saímos daqui com a certeza de que os investimentos em sustentabilidade em Goiânia são possíveis”. Ele lembrou ainda que a comitiva visitou diversas áreas e que a cidade apresenta um potencial muito grande e a solução para problemas identificados também será apresentada nos projetos.

Euler Morais reafirmou que a intenção é que esse projeto possa se materializar. “Nós podemos ter uma solução mais rápida possível, inclusive, para o aterro sanitário, que é hoje um grande desafio para gestão, uma vez que está praticamente no seu limite de capacidade”, concluiu o secretário, que intermediou o encontro. Além deste, foi também por intermédio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais que mais de R$ 50 milhões em recursos federais foram garantidos para o início dos trabalhos da atual gestão.

"Esses recursos vão trazer mais agilidade e respaldo à nossa equipe, que está motivada, integrada e determinada. Tivemos o apoio dos nossos parlamentares para trazer estes recursos, muitos ainda não haviam sido formalizados, e conseguimos avançar em vários projetos como o da construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da construção e reformas de escolas para o ensino integral em Goiânia", ressaltou.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo

Foto: Kamilla Oliveira