Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Inquérito Populacional ajuda identificar áreas de maior concentração da Covid-19

Investigação apresenta região Sudoeste com maior índice de contaminados. Estudo ajuda na elaboração de políticas de enfrentamento ao novo coronavírus nas regiões

Publicado em: 06 de outubro de 2020 às 20:13 | última atualização: 06 de outubro de 2020 às 20:13

O quinto Inquérito Populacional Soroepidemiológico realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), no dia 19/09 aponta que 13,96% da população já teve contato com a doença. Das 2.436 pessoas testadas, 340 apresentaram resultado positivo para infecção prévia o novo coronavírus. O distrito Sudoeste teve o maior índice de infecção, com 18,82%. Em seguida veio o distrito Oeste, com 16,88%.

O objetivo do inquérito é identificar áreas onde a doença está mais concentrada, o que desde o início da pandemia é chamado de soroprevalência. O exame sorológico por quimiofluorescência foi usado para detectar os anticorpos IgG no organismo, mostrando se a pessoa teve ou não contato com a doença.

"A região Sudoeste apresentou o maior número em relação às pessoas que já tiveram a Covid-19 e é a mais populosa de Goiânia, por isso justifica-se esse aumento no número de casos e no resultado desse inquérito”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.

O resultado do inquérito está disponível no site da Prefeitura de Goiânia através do site  https://saude.goiania.go.gov.br/inquerito-soroepidemiologico-do-covid-19/ e pode ser consultado com o número de protocolo da amostra que foi entregue para cada uma das pessoas que fizeram a coleta.

Porcentagem de casos positivos por Distrito Sanitário:

Leste: 9,62%

Norte: 13,96%