Inovações no desenvolvimento econômico e C&T agilizam serviços à população
Última atualização em 18 dezembro 2020 às 16h13
Dentre as novidades estão o Família Fácil, Empresa Fácil, Empreende Gyn, Programa Goiânia Digital, Prefeitura 24 horas entre outros

O balanço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) é marcado pela inovação nos últimos quatro anos de gestão. Dentre as novidades estão o Empresa Fácil, Empreende Gyn, Programa Goiânia Digital, Prefeitura 24 horas entre outros.
A Prefeitura de Goiânia inovou com o Empresa Fácil, um sistema destinado a facilitar a vida do empreendedor para a abertura de sua empresa com a diminuição de 180 para apenas 24 horas o prazo de abertura de uma empresa. No período entre julho de 2019 a novembro de 2020 pelo Sistema de Empresa Fácil foram abertas 14.678 solicitações on-line e emitidas 5.242 alvarás de localização e funcionamento. O tempo de abertura de uma empresa, que era de 180 dias hoje pode ser de 24 horas.
O serviço faz parte da Família Fácil, que também conta com o Alvará Mais Fácil, que permite que o profissional da construção faça a solicitação de modificação de projeto com e sem acréscimo, remembramento e desmembramento, autorização de tapumes, canteiro de obras, microrreforma, alvará de acréscimo, de demolição e revalidação de construção, tudo pela Internet. O Uso do Solo Fácil Residencial emite o documento em 24 horas, não necessitando ir à Prefeitura de Goiânia abrir processo. Já foram publicados 3.672 documentos.
Outros serviços incluídos nesta categoria são a Licença Ambiental Fácil e o Mapa Fácil. No primeiro caso, o cidadão consegue obter sua licença ambiental com celeridade, num prazo médio de 48 horas, para atividades de baixo impacto ambiental, através da Internet. Os processos de alto impacto se beneficiam também, uma vez que o corpo técnico fica concentrado em seu atendimento. Até o momento da apresentação desse relatório, 896 licenças foram solicitadas. Já o Mapa Fácil disponibiliza ao cidadão acesso ao aplicativo de visualização de mapa dinâmico da prefeitura de Goiânia.
Os microempresários contam com o Empreende Gyn, desenvolvido para capacitação, com modelos inovadores de gestão, dos pequenos e empreendedores individuais goianienses para gerir e transformar suas empresas. Tem como eixos centrais o treinamento, tecnologia, financiamento e mentoria. Esse programa contou com cinco edições ao todo, abrangendo desde a primeira e segunda na performance tradicional até as edições especiais posteriores, como o Empreende Gyn Mulher, Empreende Gyn Pocket e Empreende Gyn Consultoria. Ao todo, mais de 210 cidadãos foram capacitados em todas as edições.
A população também passou a ter os serviços da prefeitura na tela do celular com o aplicativo Prefeitura 24 horas. O canal é simples e direto com a população. A plataforma já conta com 19 tipos de serviços. O contribuinte pode baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas do Android e iOS, e pode com apenas um clique acessar direto de seu dispositivo de celular a vários serviços da Prefeitura. Dessa maneira, o cidadão realiza sua solicitação, denúncia e/ou consultar atendimento.
Aplicativo Goiânia Contra o Aedes
Aplicativo que permite ao cidadão a denúncia de locais com foco do mosquito transmissor da dengue de forma ágil, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), podendo ser baixado gratuitamente no Google Play, para plataforma Android, e na Apple Store, para IOS. Após o envio da denúncia é aberta uma ordem de serviço para equipe da Vigilância Epidemiológica e o cidadão pode fazer o acompanhamento da mesma até a sua finalização. O gestor tem acesso a um painel gráfico com informações estratégicas para melhor planejar a operação, podendo verificar em qual bairro tem mais demandas, por exemplo.
Portal do Contribuinte
O Contribuinte agora possui um portal que disponibiliza todos os serviços (emissão de nota fiscal, Rest (Relação de Serviços de Terceiros) e DMS (Ddeclaração Mensal de Serviço), emissão de DUAM, solicitação de alvará de localização e funcionamento e sanitário, etc…).
Emprego
Na área do emprego, a Sedetec, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sebrae, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) realizam o grande feirão de emprego e treinamentos de Goiânia.
Também foi realizada a qualificação de trabalhadores no SINE Municipal. No período de gestão 2017/2020, foram oferecidos 33 cursos de qualificação e aperfeiçoamento para desempregados ou em busca de nova ocupação; pessoas com deficiência; idosos; pessoas que buscam o primeiro emprego. Já os empregadores da iniciativa privada ou governamental, encontraram ações de qualificação aos trabalhadores, por meio de oferecimento de palestras.
O SINE Municipal de Goiânia realizou um total de 269.488 atendimentos aos trabalhadores dentro do período da gestão de 2017 a 2020, com uma média anual de 67.372 atendimentos. Esse atendimento engloba todos os serviços prestados pela unidade de atendimento.
Foram oferecidas 25.693 vagas de emprego pelas empresas na Unidade SINE Municipal de Goiânia durante a gestão, com uma média anual de 6.423 vagas de emprego oferecidas no mercado de trabalho. Foram contratados 4.197 trabalhadores encaminhados pelo SINE Municipal de Goiânia em diversas áreas, com uma média de 1.049 (hum mil e quarenta e nove) por ano.
Programa Goiânia Digital
O Programa Goiânia Digital é um programa de desenvolvimento econômico que visa destacar Goiânia entre os mais importantes centros de Tecnologia da Informação do país. A meta é consolidar a cidade como referência de formação de mão de obra qualificada, desenvolvimento tecnológico e negócios da economia digital, e ainda, geração de emprego e renda. Entre 2017 a 2020 foram realizados 65 processos de habilitação e 180 de renovação, totalizando 245 processos aprovados.
Goiânia, Cidade das Feiras e Pitdogs
Existem na cidade de Goiânia mais de 12 (doze) mil feirantes cadastrados nas feiras especiais junto ao município. Sendo que na atual gestão, mais de 300 autorizações foram emitidas. Criação e execução de plano de ação para o retorno das feiras especiais, em razão da pandemia provocada pela COVID-19, em 2020.
Foram desativadas 22 feiras que não estavam sendo realizadas há mais de dois anos. As feiras livres e especiais do Setor Novo Horizonte foram transferidas para local mais adequado e com menos impacto à vizinhança. Feira Hippie e Feira da Madrugada foram para o local provisório durante a reforma da Praça do Trabalhador.
Situação Cadastral das Atividades Informais
Foram emitidas mais de 660 autorizações Provisórias para Ambulantes Eventuais no período de 2017 a 2020, dentre o ramo de atividades, como Pecuária, Finados, Final de Ano, Eventos Esportivos e Shows.
Projeto Ciência Itinerante
O Projeto Ciência Itinerante leva laboratórios da Universidade Federal de Goiás (UFG) para dentro das Escolas Municipais de Goiânia, desse modo, o universo do mundo científico adentra no ambiente cotidiano do aluno. A metodologia utilizada é a realização de visitas com duração de 1 dia, ou meio período letivo, às escolas da rede municipal para apresentação, de forma lúdica, de conceitos científicos às crianças e professores. Mais de 9 mil alunos foram impactados pelo projeto e 27 escolas atendidas com121 voluntários.
Projeto Ciência em Todo Lugar
De forma prática e atraente, o Projeto Ciência em Todo Lugar disponibiliza conhecimento científico para a população nos parques, feiras e outros espaços, despertando a curiosidade e tornando a ciência mais popular entre os cidadãos. Nesse projeto, é realizada uma grande “Feira de Ciências” em locais com um considerável fluxo de pessoas, apresentando stands de diversos laboratórios da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Goiânia. Foram realizadas cinco edições, com 513 voluntários e 4.500 cidadãos impactados.
Projeto Makers
Foi desenvolvido em parceria com a Rede Municipal de Educação como ferramenta de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Por meio de aulas práticas de robótica, os educandos são inseridos em uma metodologia de aprendizagem participativa, com uma abordagem que estimula aprender fazendo. Mais de 7 mil alunos foram impactados, 14 escolas atendidas e 32 professores capacitados.
Curso de Capacitação Com Ciência
O Curso de Capacitação com Ciência foi criado com o intuito de disseminar a cultura de aprendizagem interativa na Rede Municipal de Educação. Para que isso fosse possível, pesquisadores doutores do Instituto de Ciências Biológicas – ICB (UFG) construíram um material didático para capacitação dos professores, de maneira que fosse possível a replicação com os alunos em sala de aula. Foram 40 horas de capacitação, 20 experimentos práticos, 60 professores inscritos.
Mutirão Tech
O Mutirão Tech – Hackathon de Goiânia foi uma maratona de programação realizada pelo Sebrae Goiás – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás, em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Sedetec. O objetivo do projeto foi fomentar a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas sociais.
Bot 2.0 da Prefeitura
Um chatbot que usa Inteligência Artificial para automatizar e facilitar a prestação de serviços no portal da Prefeitura de Goiânia. O robô interage em um chat com o cidadão, fornecendo informações como, por exemplo, vagas de emprego, vagas de CMEIs, emissão do IPTU, entre outros serviços de atendimento ao cidadão, trazendo a solução de forma prática e direta, diminuindo o tempo de espera para obter-se as respostas. Em média, o Bot 2.0 da Prefeitura realiza cerca de 9 mil atendimentos mensais.
Dados Abertos
O Portal de Dados Abertos da Prefeitura de Goiânia reúne um conjunto de dados governamentais, disponibilizados em formatos abertos (CSV, JSON, KMZ,SHPe PDF), como plataforma de colaboração para que toda a sociedade possa encontrar e utilizar os dados e as informações públicas sobre os diversos temas, como por exemplo, educação, saúde, atividade econômica, etc. Com isso a Prefeitura possibilita o acesso à informação, gerando transparência pública e proporcionando o suporte à pesquisa acadêmica.
Implantação da REDESIM
O cidadão que possui interesse em abrir um negócio, pode fazer diretamente no portal do empreendedor da Juceg, fazendo consultas prévias para verificar se o endereço pretendido permite a realização da atividade econômica, podendo abrir o processo de criação da inscrição municipal de atividade econômica ou realizar alterações cadastrais, não necessitando se deslocar a prefeitura, pois a comunicação é feita virtualmente e o andamento do processo pode ser consultado direto no portal do empreendedor.
Modernização do Sistema de Gestão Escolar
Os pais ou responsáveis podem fazer um cadastramento antecipado (internet) dos filhos que desejam uma vaga na rede municipal de ensino, além das solicitações de transferências, permitindo a SME conhecer o perfil dos candidatos e suas famílias, dando prioridade aos beneficiários do Bolsa Família ou Mãe Trabalhadora. No caso de CMEI, senão conseguir a vaga pode fazer o acompanhamento da fila. Além de fazer toda a gestão da administração escolar (turma, professores, nota, frequência, histórico escolar, etc). Cerca de 34(trinta e quatro) mil alunos matriculados via E-Matrícula.
Selo Sustentável
Sistema para cadastramento de projetos para o Meio Ambiente. As empresas podem cadastrar os projetos ambientais realizados para obter um certificado com a classificação do selo (ouro, prata, bronze), de acordo com avaliação da equipe técnica da AMMA, registrada no sistema. Com isso o cidadão pode conhecer as empresas que colaboram com o meio ambiente, impactando diretamente no Desenvolvimento Econômico Sustentável do município.
Covid-19
Com o objetivo de propor retomada, foram realizados estudos e reabertura gradual cumprindo protocolos de segurança, bem como as Notas Técnicas determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde para cada ramo de atividade. Todas as flexibilizações foram feitas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar do órgão competente para a tomada de medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação da Covid-19. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia recebeu até o momento 165 solicitações. A Sedetec foi responsável por manter o diálogo com os representantes dos segmentos econômicos, contribuindo para encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e segurança sanitária.
Antônio Bento, da editoria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia