Informe Epidemiológico aponta 1150 casos de covid-19 em Goiânia
Última atualização em 21 maio 2020 às 17h37
Relatório mostra que 474 pacientes já se recuperaram da infecção, enquanto 89 seguem em isolamento domiciliar e outros 20 permanecem internados na rede municipal de Saúde

Nas últimas 24 horas, Goiânia confirmou 17 casos de infecção pelo novo agente do coronavírus. Com isso, de acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (21/5), a capital já registrou 1150 casos de covid-19 com 37 óbitos.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 474 pacientes já se recuperaram totalmente da doença, enquanto 89 seguem em isolamento domiciliar e outros 20 permanecem internados na rede municipal de Saúde.
O novo Informe Epidemiológico confirma que a maioria dos casos está concentrada em jovens e adultos com idades entre 20 e 39 anos (42%) e 40 e 49 anos (35%). Dos 143 pacientes internados pela doença na capital, 88 (62%) necessitaram de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Os sintomas mais comuns informados pelos 620 pacientes com investigação epidemiológica concluída são tosse (60%), febre (53%), desconforto respiratório (33%), dor de garganta (30%) e diarréia (30%).
Com o número de casos aumentando diariamente, a SMS reforça a importância das ações de prevenção. “As pessoas precisam evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes.
Ações de enfrentamento
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Goiânia tem promovido ações para conter o avanço do novo coronavírus. No dia 13 de março deste ano o município decretou situação de Emergência em Saúde Pública. Em seguida, suspendeu as atividades com aglomeração de pessoas e o calendário letivo.
O município instalou ainda o Gabinete de Gestão de Crise Covid-19 e preparou a Maternidade Municipal Célia Câmara para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o governo municipal iniciou um trabalho de fiscalização e determinou o escalonamento de horários para o início de expediente comercial.
A gestão também facilitou o acesso de todas as informações de enfrentamento da doença e melhorou a experiência digital dos cidadãos que buscam por atualizações sobre a pandemia. Nesta quinta-feira (21), inclusive, Goiânia atingiu a segunda melhor avaliação do país em transparência na divulgação dos contratos emergenciais realizados nas últimas semanas.
O ranking da Transparência Internacional analisou os sites, as redes sociais e os portais dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais. Goiânia atingiu o conceito ótimo com 83,54 pontos.
A edição número 49 do Informe Epidemiológico – Covid 19 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Goiânia.
Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo