Os vários tipos de violências contra a mulher, os ciclos de ocorrência e as forma de denúncia foram temas dos debates realizados no Instituto Municipal de Assistência Social de Goiânia (Imas) durante os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Os eventos contaram com a participação da delegada Josy Alves, titular da delegacia especializada no atendimento à mulher (DEAM), da psicóloga Viviane Barcelos e da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos.

Segundo Tatiana Lemos, o Brasil ocupa o 5º lugar em um cenário em que se mata mulheres pelo simples fato de pertencer a este gênero. Ela lembrou sobre o compromisso da geração contemporânea com uma luta que vem de anos e que ainda se mostra insuficiente para coibir as agressões.

Dentre as várias formas de violência, a delegada Josy Alves citou a física, que é quando a mulher é empurrada, leva chute, é amarrada, violentada e apanha; a moral, que envolve ações de calúnia, injúria e difamação, e a psicológica, que acontece quando a mulher é humilhada, insultada, isolada até dos parentes, perseguida ou ameaçada.

Josy também citou a violência sexual, quando a mulher é pressionada a práticas de que não gosta, quando o parceiro se nega a usar preservativo ou quando lhe é negada o direito a métodos contraceptivos. “Há ainda a violência patrimonial e econômica, que é quando o homem controla o dinheiro, não permitindo acesso a compras, ou quando destrói objetos pertencentes à mulher, não a deixa trabalhar ou oculta bens e propriedades”, ressaltou a delegada.

A psicóloga Viviane Barcelos citou estatísticas com a comprovação de que 54% das agressões acontecem dentro do ambiente doméstico, explanando sobre a crueldade da dependência da mulher e alertando sobre a necessidade de denúncia aos canais competentes tão logo se perceba qualquer sinal indicativo de que a mulher está sofrendo maus tratos.

A Prefeitura de Goiânia distribui ao longo deste mês folhetos com os endereços e telefone dos órgãos que socorrem as mulheres vítimas de violência. Confira:

Secretaria da Mulher

Rua 74, nº 423, setor Central

Fone: 62 3524-29-33/2934

@secretaria_mulher

Ministério Público/Promotoria das Mulheres

Fone: 3243-81-24

1ª DEAM( Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher)

Rua 24, nº 203- Setor Central

Fone (62) 3201-2801

2ª DEAM

Avenida do Povo com Rua E, Qd.10, Lt 101, Jardim Curitiba II