A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) iniciou, nesta quinta-feira (17/11), o 1º Curso de Formação de Agentes de Trânsito, destinado a capacitar a corporação para o trabalho de fiscalização nas ruas da capital. A formação está prevista no convênio celebrado entre a Prefeitura de Goiânia e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-Go), firmado em março deste ano.

Inicialmente, 100 guardas civis serão capacitados. De acordo com o comandante da GCM, Wellington Paranhos, até o próximo ano, 250 agentes deverão receber certificado de formação do curso. “Nós estaremos nas ruas não para multar, mas sim para dar segurança ao motorista e ao pedestre, e tirando aquele que faz do veículo um instrumento de crime”, afirma.

O curso terá duração de 200 horas, e é realizado no Sest/Senat, localizado no bairro São Francisco. A diretora da instituição, Joabete Xavier, explica que a capacitação foi formatada de acordo com as necessidades da Guarda Civil.

Wellington Paranhos esclarece, ainda, que a atuação dos guardas civis metropolitanos, na fiscalização do trânsito da capital, está estabelecida em convênio assinado entre a Prefeitura de Goiânia e o Detran. “Essas atribuições também já são previstas na Lei 13.022/14, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais, além da Lei Complementar n° 180/2008, que cria a Agência da GCM Goiânia”, ressalta.

Segundo ele, também consta no Decreto nº 360, de 20 de janeiro de 2021, que aprova o Regimento Interno da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, a competência de orientar, fiscalizar, autuar e controlar o tráfego e o trânsito de veículos e transportes, sob orientação dos órgãos responsáveis pelo trânsito e transporte, no âmbito do município.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia