A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia participou, na manhã desta quinta-feira (30/03), de coletiva de imprensa para apresentar o balanço da Operação Átria, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO). Estiveram presentes o presidente-comandante da GCM, Wellington Paranhos, e a coordenadora da Patrulha Mulher Mais Segura, GCM Luiza Sol.

“Hoje foi um dia muito especial para toda a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, pois pudemos ver o resultado de nossa participação nesta operação, que contribuiu para oferecer justiça, segurança e acolhimento a 2.820 mil mulheres de todo o estado. Todas as mulheres do nosso Estado de Goiás e, em especial, da nossa capital, podem contar com a GCM de Goiânia”, destacou o presidente-comandante, Wellington Paranhos.

A força-tarefa foi lançada pelo Governo de Goiás no dia 27 de fevereiro, em parceria com o Ministério da Justiça e outros órgãos, para reforçar ações de combate a crimes contra a mulher. A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) atuou com viaturas do Programa Mulher Mais Segura, na fiscalização de medidas protetivas junto ao Batalhão Maria da Penha.

Além da GCM, as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Penal, e o Corpo de Bombeiros Militar concentraram esforços durante todo o mês de março para o desenvolvimento de ações preventivas e repressivas a crimes de violência contra a mulher praticados em razão do gênero, no ambiente familiar, com as quais têm ou tiveram algum tipo de vínculo afetivo.

A Operação Átria atendeu a mais de 2.820 mil vítimas em todo o estado, e realizou 4.513 visitas e diligências. Foram solicitadas 734 medidas protetivas de urgência, concluídos 1.748 inquéritos policiais e instaurados outros 1.332.

Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) – Prefeitura de Goiânia