A partir desta segunda-feira (27/9), quem tem 18 anos ou mais pode procurar qualquer sala onde são aplicadas as vacinas de rotina em Goiânia para tomar a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19. São 50 salas (lista pode ser consultado no site (https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/ ) que funcionam das 8h às 17h. A estratégia é um piloto para que, aos poucos, a vacinação contra a Covid-19 seja incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI), como já ocorreu com a vacina da Influenza. 

Os demais grupos que estão sendo vacinados contra o novo coronavírus seguem com pontos específicos. São 30 locais que funcionarão das 8 às 17h horas. Somente na PUC Goiás o encerramento ocorre às 16h. Contando com as 50 salas de vacina, o número de pontos disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia para a vacinação dos moradores contra a Covid-19 chega a 80. 

Todos os adolescentes de 12 a 17, com ou sem sem particularidades, serão atendidos em oito pontos. É o único grupo que precisa agendar pelo site da prefeitura ou aplicativo Prefeitura 24 horas.  

Os idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos a partir de 50 terão nove pontos, sendo oito pedestres e o drive no shopping Passeio das Águas. Eles seguem sendo vacinados por demanda espontânea. 

Puérperas, gestantes (inclusive as que tomaram a primeira dose de AstraZeneca) e pessoas em situação de excepcionalidades continuam sendo atendidas no Centro Municipal de Vacinação (CMV).

Já as pessoas que irão tomar a segunda dose, entre elas os idosos em atraso, terão à disposição 15 pontos. Quem for tomar especificamente a segunda dose de Pfizer pode se dirigir também ao drive do Passeio das Águas. 

Mais detalhes sobre toda a estratégia da vacinação podem ser conferidos no site https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde