A Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Saúde (SMS) dará sequência à testagem da população para covid-19 no próximo sábado (11/7). Mais 2.600 pessoas deverão ser testadas em um único dia. A ação terá seus horários divididos em turnos por equipes com atividades de campo que vão das 7h40 às 12h e das 13h40 às 18h.

A testagem ocorrerá através do sorteio de quadras residenciais de forma que alcance os moradores dos sete distritos sanitários. A exemplo dos anteriores, nesse inquérito, apenas um membro por família será testado. A coleta de sangue para a realização do exame será feita por equipes da SMS compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos e agentes de endemias. Antes da coleta os profissionais de saúde aplicam um questionário onde o paciente responde questões referentes a possíveis furos de quarentena, contatos com infectados e manifestações sintomáticas.

“Temos o objetivo de mapear a incidência do vírus e projetar o número de cidadãos que tiveram contato com o novo coronavírus podendo assim diagnosticá-los e em seguida praticarmos os protocolos necessários para interromper a cadeia de transmissão da doença”, afirma o Superintendente de Vigilância em Saúde da SMS,  Yves Mauro Ternes.

Nos três primeiros inquéritos foram testadas quase 10 mil pessoas. No último, realizado no dia 20/06, cada um dos distritos sanitários apresentou uma taxa de infecção diferente. O distrito Noroeste registrou o maior índice de contaminação da população pelo novo coronavírus, cerca de 4%. Os resultados mostraram também que 2,1% da população da capital, ou 31.838 mil pessoas, já tiveram a doença, até o dia 10/06/2020.

O Inquérito Soroepidemiológico é uma ação realizada pela Secretaria Municipal De Saúde (SMS) e conta com parcerias da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Serviço:
Assunto: Goiânia vai testar mais 2.600 pessoas para covid-19