A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza, neste sábado (11/06), quatro locais para vacinação contra Covid-19 e Influenza. Para a imunização contra o coronavírus, a estratégia contempla o público infantil e adulto,  pessoas com 50 anos ou mais, que podem tomar a segunda dose de reforço (4ª dose), além dos adolescentes de 12 a 17 anos que precisam completar o esquema vacinal com o primeiro reforço (3ª dose).

Ao todo, são duas unidades de saúde, com o horário de funcionamento das 08h às 17h, e duas unidades móveis da van da VacinAção, sendo uma estacionada em frente à sede do Distrito Sanitário de Saúde Campinas/ Centro, localizada na Rua 67-A, 221, Setor Norte Ferroviário, na Região da Rua 44, e a outra na Chácara Canaã, localizada na Rua VC-36, quadra 61, lote 10, Conjunto Vera Cruz. A van da VacinAção atende, das 08h às 16h, pessoas com idade acima de 12 anos, para vacinas contra Covid-19 e Influenza, conforme as especificações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Em relação às unidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no Setor Pedro Ludovico, e o Ciams Urias Magalhães, localizado no Setor Urias Magalhães, vão disponibilizar, cada um, 500 senhas para aplicação de vacinas aos públicos específicos contra Influenza, Sarampo e Covid-19. Essas duas unidades não aplicarão vacinas de rotina, que estarão disponíveis no domingo (12/06), também das 08h às 17h.

Quem pode se vacinar:

Influenza
O público apto a se vacinar contra Influenza são os idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.

Para receber as vacinas, os trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG, e os idosos, por sua vez, um documento pessoal com foto. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o Cartão de Vacinação e um documento, e os imunossuprimidos, qualquer comprovante, como receita e relatório médico.

Sarampo
No caso do sarampo, a vacina está disponível para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 05 anos. Neste sábado, a imunização poderá ser feita no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, e no Ciams Urias Magalhães. Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, dentre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

Covid-19
A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 05 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. Os idosos com 50 anos ou mais precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).

Sobre a documentação, as pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

Locais de vacinação

Covid-19, Influenza e Sarampo

• Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, quadra 216-A, lote 05, Setor Pedro Ludovico
  • Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajara, esquina com as ruas Caritos Madeiras e Paranaíba, Setor Urias Magalhães