A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), assinou nesta quarta-feira (17/11) convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a criação do Observatório Municipal da Mulher, com a estruturação do Centro de Informações e Pesquisa das Mulheres de Goiânia.

O documento foi assinado pela secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos, pelo reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e pelo diretor-executivo da Fundação de Apoio À Pesquisa da UFG (Funape), professor Orlando Afonso Valle do Amaral.

O evento contou com a presença do prefeito de Goiânia Rogério Cruz; da primeira-dama Thelma Cruz, secretários e secretários-executivos de diversas pastas do executivo que são parceiros no processo de coleta de dados para o Observatório.

“É fundamental o levantamento desses dados para que políticas públicas para mulheres em Goiânia sejam aplicadas de forma precisa, e essa é uma das nossas propostas de governo. O convênio com a UFG vai garantir que essas informações sejam pontuais e de fácil acesso para a população,” ressaltou o prefeito.

O observatório terá por finalidade atuar próximo aos diversos órgãos municipais e entidades sociais visando a coleta de informações de forma a estruturar um banco de dados e análises que possa fornecer elementos para se conhecer a situação da mulher. Essa parceria tem o objetivo de multiplicar conhecimento e estimular a participação social na formulação de políticas públicas efetivas de proteção à mulher.

Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, o observatório será uma importante ferramenta para definir as prioridades nas ações de combate à violência contra a mulher e conhecer de perto as necessidades daquelas que estão em situação de vulnerabilidade.

“Esse banco de dados, que será formado por critérios científicos, orientará políticas públicas mais eficazes não só no combate à violência contra a mulher, mas também nas diferentes políticas de gênero,” afirmou a secretária.

Afif Sarhan, da editoria de Políticas para Mulheres