A ampla estrutura montada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), para atender pacientes com sintomas da Covid-19, reflete nos bons resultados de recuperação da doença. Desde o início da pandemia, 10 unidades de urgência e 81 de atenção básica foram preparadas para atender à população. A estruturação da rede hospitalar que hoje conta com 375 leitos exclusivos para a Covid-19, sendo 175 de UTI e 200 de enfermaria, tem garantido atendimento a todos que precisam de internação. Até o momento nenhum paciente ficou sem atendimento.

A Central Humanizada de Orientações para Covid-19 e o Telemedicina, também criadas para ajudar no enfrentamento da pandemia, tem contribuído para evitar que pacientes infectados com o novo coronavírus tenham o quadro agravado. A Central já realizou mais de 40 mil atendimentos por meio dos telefones: (62) 3267-6123 e 98599-0200 (WhatsApp) e o Telemedicina já cadastrou mais de 42 mil pessoas. Atualmente, a Central monitora 1.188 pacientes.

Seu José Antônio Celestino, motorista, 63 anos, está entre os curados e se beneficiou dos atendimentos das duas centrais. O primeiro atendimento dele foi no dia 12 de junho pelo telefone da Central de Orientações. No mesmo dia fez o teste na Upa Novo Mundo e, com o resultado foi positivo, passou a ser monitorado pelo Telemedicina.

“Após o diagnóstico, recebi orientações de isolamento social por 14 dias. Durante todo esse período fiz consultas por telefone todos os dias. Os profissionais se certificavam dos sintomas e da possível progressão da doença e isso me deixou muito tranquilo”, fala agradecido.

A esposa do senhor José Antônio também testou positivo, mas foi assintomática. A família acredita que o atendimento dado pela prefeitura está salvando muitas vidas. “O atendimento e orientações do teleatendimento com certeza podem ter salvado nossas vidas e de outras pessoas que poderiam ter sido contaminadas por nós. Somos muito gratos à prefeitura por ter providenciado todo esse apoio que tivemos”, complementa.

Uma outra ação da prefeitura, que tem evitado o agravamento e a disseminação dos casos, é a testagem dos pacientes sintomáticos, dos profissionais de saúde e da população. Até o momento, foram realizados quase 45 mil testes, sendo mais de 15 mil deles em profissionais de saúde, quase 12 mil no inquérito populacional e quase 20 mil testes de RT-PCR em pacientes com sintomas.
Para reforçar as ações de enfrentamento à pandemia, a prefeitura acaba de adquirir 270 mil testes de RT-PCR e contratou empresa especializada para montar mais 100 leitos de UTI.

Rafaela Anjos, da editoria de Saúde