A Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás (SBM-GO)- é a mais nova apoiadora do Programa Goiânia Sempre Rosa, que foi lançado pelo prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma Cruz em solenidade na Casa de Vidro, localizada no Jardim Goiás, no dia 1° de outubro, quando a Prefeitura de Goiânia decidiu inovar e transformar as ações deste mês, que é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, em programa de governo.

O anúncio de apoio foi feito pelo presidente da SBM-GO, Frank Braga, nesta sexta-feira (8/10) ao titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, que explicou o objetivo do programa e ressaltou a importância de a pasta poder contar com a Sociedade de Mastologia de Goiás. “O objetivo do programa é espalhar o conhecimento e reduzir o número de mortes por câncer de mama na capital”, revelou o secretário.

Em agradecimento, Durval Pedroso contou que o trabalho do Goiânia Sempre Rosa é para fazer o possível que ele atinja o maior número de mulheres da cidade e possa mudar as vidas delas. “Vamos criar a ‘linha rosa’, que leva a mulher à consulta, exames, biópsias, diagnóstico até às intervenções, caso seja necessário”, citou o secretário, ao acrescentar que essa é mais uma oportunidade de transformar o atendimento às mulheres da capital.

O presidente da SBM-GO elogiou o Programa Sempre Rosa da Prefeitura de Goiânia e disse que a Sociedade de Mastologia não poderia ficar sem apoiar essa importante iniciativa, que difunde o atendimento secundário às mulheres e pode auxiliar na precoce descoberta da doença. “A cobertura de exames e diagnósticos ainda são baixos e o programa tem tudo para mudar essa realidade”, pontuou o presidente na reunião, que também contou com a presença da médica mastologista da SMS Rosemar Macedo.

O programa

O Goiânia Sempre Rosa prevê atividades dentro da Rede de Atenção à Saúde durante todo o ano, além das ações do Outubro Rosa, e visa qualificar os profissionais quanto à saúde mamária das mulheres do município em todos os níveis de atenção da rede, sendo a primária, secundária e a terciária, mas com foco nas duas primeiras para aprimorar os protocolos e fluxos das pacientes, bem como a otimização do tempo de realização de mamografias e ultrassonografias da mama, dentre outras ações.

Mauro Júnio, da editoria de Saúde