Goiânia Sempre Rosa: Prefeitura promove palestra educativa para mulheres da Comurg
Última atualização em 28 outubro 2021 às 11h20

A Prefeitura de Goiânia realizou, na tarde desta quarta-feira(27/10), palestra educativa sobre a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama o ano todo. O encontro obedeceu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e reuniu cerca de 200 servidoras da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Também participaram da palestra, a primeira-dama Thelma Cruz, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, o secretário executivo do Escritório de Prioridades Estratégicas, Israel Braga, e o presidente da Comurg, Alex Gama, entre outras autoridades.
O evento realizado no Hall do paço municipal teve como palestrante a Dra. Rosemar Macedo que é ginecologista, mastologista e membro da Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde do município de Goiânia.
“Estamos aqui hoje promovendo essa ação para conscientizar e orientar as mulheres, sore a prevenção do câncer de mama, pois atualmente no Estado de Goiás somente 11% delas estão fazendo mamografia, isso é preocupante porque esse exame é fundamental para o tratamento precoce”, destacou a Dra. Rosimar.
A médica abordou a importância de hábitos saudáveis como atividade física e uma boa alimentação, que também são métodos preventivos. “Além da realização da mamografia para proporcionar o diagnóstico precoce, outras medidas podem ser realizadas para prevenir e evitar a recorrência do câncer. Atividade física regular, alimentação saudável, evitando alimentos condimentados, gordura e excesso de açúcar além de manter um peso adequado. Todas essas medidas ajudam na redução de risco, além de ter benefícios para outras doenças e outros cânceres”, orientou.
A estimativa é de que mais de 66 mil casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil em 2021 através da mamografia. O câncer de mama também acomete homens, porém a incidência é bastante rara, representando apenas 1% do total de casos da doença. No ano de 2019, 18.295 mortes pela doença foram registradas no país, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

“Cuidar de pessoas é nossa prioridade, e começar pelos de casa é mais do que nossa obrigação, é nosso dever fazer valer uma política pública que nos aproxime das pessoas. Por isso sempre vamos fazer ações como essa para orientar e informar, isso faz parte da gestão humanizada do nosso prefeito Rogério Cruz”, disse a primeira-dama Thelma Cruz.
O câncer de mama atinge mais de 2 milhões de mulheres por ano, é o tipo de tumor que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2021, 216 já perderam a vida para a doença. Entre os possíveis motivos para esse quadro está o afastamento de mulheres das consultas e medidas preventivas em função da pandemia.
Ravena Carvalho, da editoria de Urbanização