A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), promoveu nesta quarta-feira (27/10) palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Chamada de “Dia de Conscientização no Combate ao Câncer de Mama”, a ação foi realizada no hall do Paço Municipal para servidoras do Executivo.

A mastologista Rosemar Rahal explicou, durante a palestra, que a chance de cura no início da doença é de 90%. “Por isso a importância do autoexame e da mamografia, que deve ser feita uma vez ao ano”, reforçou.

De acordo com a médica, 25% das mulheres brasileiras tem câncer de mama entre 40 e 50 anos. “A doença tem várias formas de manifestação. Cor, espessura, líquido que sai do mamilo, além do coroço, tudo isso deve acender um sinal de alerta e ser motivo de busca de ajuda”, enfatizou.

Rosemar Rahal agradeceu à primeira-dama Thelma Cruz e ao prefeito Rogério Cruz pela oportunidade. “Trabalhamos com o rastreamento do câncer de mama na Universidade Federal de Goiás há 20 anos, mas o alcance era restrito e, pela primeira vez, consegui que alguém me ouvisse, essa pessoa foi a primeira-dama, a quem agradeço muito”, declarou.

Idealizadora do programa, Thelma Cruz destacou a felicidade em pôr em ação o projeto. “Vocês não tem ideia da minha alegria e felicidade hoje. É bom demais cuidar das pessoas e também das mulheres. Inclusive faço um apelo aos homens para que tenham empatia com as mulheres que enfrentam o câncer ou qualquer outra doença. Cuidem, pois elas merecem”, opinou.

O prefeito Rogério Cruz lembrou que o projeto não estava no Plano de Governo, mas que foi inserido a partir do dia 1º de outubro. “Uma ação extremamente especial que é cuidar das mulheres. Elas são maior parte da população, geram vidas, por isso o meu reconhecimento e gratidão a todos os envolvidos nesse projeto”, declarou.

Já o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, reforçou que o que era campanha se tornou política pública de saúde. “Será uma ação contínua e permanente. Um projeto de fundamental importância, que ajuda a prevenir e, assim, salvar vidas”, pontuou.

Durante a palestra, a mastologista Rosemar Rahal fez explicações detalhadas sobre o que é a mama, como se dá o câncer de mama, como fazer o autoexame e também como identificar algo errado.

Segundo a especialista, 10% dos casos de câncer de mama são oriundos de herança genética e 90% correspondem a fatores como a obesidade, alto ingestão de álcool, uso de hormônios e outros.

Márcia Abreu, da Diretoria de Redação