A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) e da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (3/12) o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Campus II da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada no setor Sul. O evento contou também com o apoio da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e da Universo – que cedeu sua estrutura para realização do festival.

O festival fez parte da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e foi organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com intenção de mostrar a importância de inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência em nossa sociedade, bem como no esporte. Diversas modalidades estiveram disponíveis para a prática esportiva inclusiva.

As 420 crianças e adolescentes que compareceram participaram de ações inclusivas e experimentaram modalidades esportivas paralímpicas. As atividades contaram com Slalom em Cadeira de Rodas, Equoterapia e Equitação com a equipe da Caballus – onde as crianças com deficiência tiveram a oportunidade de montar em cavalos, Slackline, Sala Multidisciplinar, Atletismo com lançamento de Bambu, Lançamento de Peso e Salto no Colchão, Para Taekwondo, Tênis de Mesa e Parabadminton.

Além de participar das atividades, os jovens receberam camisetas do festival, lanches e um certificado de participação do Comitê Paralímpico Brasileiro. Cerca de 120 adultos, entre pais, professores, supervisores e visitantes também participaram do festival.

O prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma Cruz prestigiaram o evento pela manhã. Outras autoridades, como o secretário de Esportes, Álvaro Alexandre, o vereador e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores, William Veloso, o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Fabio Cammarota, e o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, também estiveram presentes.

Foto: Jackson Rodrigues

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, diz que o evento foi um espetáculo para a  cidade. “Quero cumprimentar o secretário Álvaro Alexandre e parabenizar por esse momento e pelo trabalho. Hoje é uma oportunidade de mostrarmos para as pessoas para que viemos, o porque criamos a Secretaria Municipal dos Esportes, e o porque você é o titular da pasta. Quando criamos a secretaria, pensamos em implantar a Diretoria de Paradesporto e esse evento aqui hoje, Álvaro, é um show, um espetáculo que ganhamos, e é para cidade de Goiânia uma oportunidade de mostrarmos para todos a importância da inclusão de pessoas e a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Tenho certeza que no ano que vem será maior ainda que é hoje”, completou.

O titular da SMESP, Álvaro Alexandre, contou sobre a satisfação de realizar esse festival em Goiânia. “É fantástico chegar aqui e ver a felicidade destes meninos. Muitos não têm a oportunidade de andar, mas aqui podem fazer uma equoterapia, ou disputar outra modalidade. Eles têm a deficiência e às vezes não tem contato com o esporte e o dia de hoje é exatamente para isso, para eles conhecerem e praticarem esportes, muitos vieram falar comigo e disseram ‘tio, como faço para virar esportista’. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Arthur Marins, da editoria de Esportes