Goiânia recebe nesta quinta-feira (30/06) e sexta-feira (1º/07), o X Encontro do Grupo de Benchmarking Qualiônibus, com a participação de representantes de vários estados do Brasil, além do secretário municipal de Mobilidade, Horácio Melo, e so presidente da CMTC, Tarcísio Abreu. O evento tem como objetivo entender os hábitos e necessidades de quem usa e depende do transporte coletivo para torná-lo eficiente e atrativo.

O WRI Brasil desenvolveu, em 2013, a Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A ferramenta permite às cidades avaliar a percepção dos usuários desde a qualidade das estações até a satisfação com a frequência e conforto dos veículos. O trabalho evoluiu e, hoje, os Indicadores de Qualidade QualiÔnibus contemplam, além da satisfação dos usuários, indicadores de desempenho, planejamento e gestão do serviço.

O ponto chave do encontro é comparar os sistemas e encorajar as cidades a coletarem mais dados, a fim de conhecer seus pontos fortes e fracos e poder trocar experiências e boas práticas, como explica Domingos Sávio, assessor da CMTC e organizador do evento em Goiânia.

“As informações obtidas através da aplicação dos Indicadores e da Pesquisa geram uma troca de experiência produtiva para a qualificação dos sistemas de transporte coletivo nas cidades brasileiras. Por exemplo, uma cidade referência em determinado indicador poderia compartilhar boas práticas com outras não tão bem avaliadas no mesmo quesito”, destaca o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu.

Companhia Metropolitana de Transporte Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia