Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Goiânia registra 92 casos de infecção pelo novo coronavírus em 24 horas

Informe Epidemiológico mostra também que 620 pacientes já se recuperaram totalmente da infecção

Publicado em: 28 de maio de 2020 às 18:41 | última atualização: 28 de maio de 2020 às 18:41

Goiânia já registrou 1.708 casos de infecção pelo novo agente do coronavírus, segundo o Informe Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28/5) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nas últimas 24 horas, a capital confirmou 92 testes com diagnóstico positivo. 

Ainda conforme o relatório, 620 pacientes já se recuperaram totalmente da doença. O documento mostra também 51 óbitos de pacientes residentes da capital, 3 a mais do que o número registrado no Informe Epidemiológico dessa quarta-feira (27). 

O novo relatório confirma ainda que a maioria dos casos está concentrada em jovens e adultos com idades entre 20 e 39 anos (43%) e 40 e 49 anos (35%). Dos 188 pacientes internados pela doença na capital, 107 necessitaram de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

Os sintomas mais comuns informados pelos 843 pacientes com investigação epidemiológica concluída são tosse (57%), febre (53%), desconforto respiratório (29%), dor de garganta (30%) e diarréia (34%). 

Com o número de casos aumentando diariamente, a SMS reforça a importância das ações de prevenção. "As pessoas precisam evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel", destaca o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes. 

Ações de enfrentamento

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Goiânia tem promovido ações para conter o avanço do novo coronavírus. No dia 13 de março deste ano o município decretou situação de Emergência em Saúde Pública. Em seguida, suspendeu as atividades com aglomeração de pessoas e o calendário letivo.

O município instalou ainda o Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 e preparou a Maternidade Municipal Célia Câmara para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o governo municipal iniciou um trabalho de fiscalização e determinou o escalonamento de horários para o início de expediente comercial.

A gestão também facilitou o acesso de todas as informações de enfrentamento da doença e melhorou a experiência digital dos cidadãos que buscam por atualizações sobre a situação da pandemia. Na semana passada, inclusive, Goiânia atingiu a segunda melhor avaliação do país em transparência na divulgação dos contratos emergenciais feitos nesse período. 

O ranking da Transparência Internacional analisou os sites, as redes sociais e os portais dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais. Goiânia atingiu o conceito ótimo com 83,54 pontos. 

A edição número 56 do Informe Epidemiológico - Covid 19 pode ser acessada no portal da Prefeitura de Goiânia.

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo