Goiânia recebeu o selo prata da plataforma Connected Smart Cities, desenvolvido como forma de reconhecer os avanços de prefeituras brasileiras na busca por soluções públicas inteligentes. O evento que premiou a capital aconteceu em São Paulo, entre os dias 04 e 06 de outubro.

O secretário municipal do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), Felipe Alves de Lima, recebeu o selo prata em nome da gestão do prefeito Rogério Cruz. “O processo é longo, mas Goiânia dá os primeiros passos. Um deles foi a assinatura de um protocolo de intenção com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para disponibilização de conhecimento técnico e conjugação de esforços, tendo em vista desenvolvimento de ações de mútuo interesse”, afirma o secretário.

Felipe diz que, para transformar Goiânia em cidade inteligente, a prefeitura se baliza por princípios, diretrizes e recomendações criados a partir da experiência de outras metrópoles do mundo. Um deles é o zelo com o meio ambiente. “Não abriremos mão de promover o desenvolvimento sustentável. Somos o município com a maior área verde por habitante do Brasil, e utilizaremos a tecnologia para preservá-la”, pontua.

O selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, das quais cinco são de caráter autodeclarado e um avalia o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

Goiânia no ranking
Durante o mesmo evento que premiou Goiânia com o selo prata, a plataforma Connected Smart Cities divulgou um ranking elaborado a partir da análise das ações inteligentes em execução nos 680 municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes. A cidade administrada pelo prefeito Rogério Cruz ficou na 25ª posição geral.

Foi o melhor resultado entre os municípios de Goiás e o terceiro melhor na região Centro-Oeste do Brasil, atrás de Campo Grande e Brasília. Os outros dois goianos que ficaram entre os 100 primeiros foram Anápolis (55º) e Aparecida de Goiânia (95º). No eixo Saúde, o salto foi da 61ª para 28ª colocação. Em Tecnologia e Inovação, Goiânia foi classificada como a 25ª cidade mais bem ranqueada do Brasil. No eixo da Educação, o resultado foi a 55ª colocação.

Sandbox Regulatório
Goiânia foi convidada a apresentar um painel no evento promovido pela plataforma Connected Smart Cities, em razão do bom resultado alcançado no ranking. O secretário Felipe Alves apresentou avanços da capital na criação de um ambiente de testes para tecnologias urbanas inovadoras, que serão experimentadas em escala menor antes de serem ampliadas para cidade toda. O nome do projeto é o Sandbox Regulatório.

“Observando a necessidade de proteção e conservação do meio ambiente, Goiânia será a primeira cidade no Brasil a ter um Sandbox Regulatório em um parque urbano”, antecipa Felipe. “Esse espaço será o projeto piloto para se levar soluções aos mais de 40 parques da capital”, destaca.

A apresentação do secretário aconteceu na terça-feira (05/09). “Os Sandbox diminuem custos e tempo de maturação tecnológica, mas não só isso: geram visibilidade, atraem novos modelos de negócios, fomentam a inovação em escala urbana e atraem capital de risco”, explicou Felipe à plateia do congresso.

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia