A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (23/9) a a distribuição de 4.900 doses da vacina tríplice viral que irão reabastecer o estoque e reforçar a imunização contra o sarampo na Capital. As vacinas  já estarão disponíveis nos 68 postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira,24. 


”As novas doses são par a vacinação de rotina na rede municipal de saúde, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Nosso objetivo é buscar a população não vacinada para a devida atualização”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas agora são recomendadas para crianças a partir dos 6 meses de vida, que deverão repetir a dose com 12 meses e posteriormente aos 15 meses de vida. É importante ressaltar que são consideradas vacinadas e protegidas as pessoas de 1 a 29 anos que têm  2 doses de vacina tríplice/ou tetra viral registradas no cartão e pessoas  de 30 a 49 anos com 1 dose de tríplice viral. 
As pessoas de 1 a 49 anos que não tem as doses contra a doença  registradas no cartão ou não recordam se receberam a vacina podem procurar uma unidade de saúde para verificar  a situação. Caso  não haja registros no sistema o paciente receberá  uma nova dose.

Para facilitar o acesso da população às salas de vacina distribuídas em diferentes regiões da cidade, A SMS disponibilizou  a lista de cada uma delas com endereço, horário de funcionamento e telefone, que pode ser acessada no site da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.

Listas das salas de vacina em Goiânia

Sirelene Mendonça, da editoria de Saúde