O prefeito Rogério Cruz recebeu na tarde desta quarta-feira (22/9) o novo embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos. A visita contou com a presença do cônsul honorário em Goiânia, José Pedro Santos, equipe consular portuguesa e auxiliares da administração municipal. A ocasião consolidou possibilidades concretas de cooperação entre a capital e o país luso.

A visita integrou agenda na qual o embaixador acompanhou, pessoalmente, permanência consular no Centro Português de Goiânia. Luís Faro Ramos colocou a capital, onde residem cerca de mil cidadãos portugueses, como estratégica para a comunidade. “A embaixada está à disposição e saliento, aqui, nosso interesse em aprofundar cooperações econômicas e culturais”, destacou.

Rogério Cruz destacou as potencialidades da capital, mencionando as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus e o avanço da campanha de vacinação, bases importantes para a retomada segura das atividades culturais e setor de eventos. Ainda, frisou a importância da proximidade entre Goiânia e Portugal, principalmente do ponto de vista da gestão. “Somos proporcionalmente a maior comunidade brasileira em Portugal. Este encontro institucional dá um aceno importante para a consolidação de nossas relações, tanto econômicas quanto políticas e culturais”.

Na oportunidade, Rogério Cruz sinalizou a iniciativa de firmar Goiânia como co-irmã de uma das cidades portuguesas. “Por isso, pedimos ao cônsul honorário a indicação, preferencialmente de uma localidade com expressiva comunidade goianiense”, explicou. Na prática, o estabelecimento de cidades co-irmãs fortalece a cooperação conjunta entre os dois países, abrindo portas para, entre outras questões, intercâmbios empresariais.

Luciana Gomides, da Diretoria de Redação
Fotos: Fernando Leite